Adesão ao tratamento por cuidadores de crianças e adolescentes soropositivos para o HIV

Autores

  • Caroline Mota Branco Salles Universidade de Brasília
  • Eleonora Arnaud Pereira Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Eliane Maria Fleury Seidl Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Adesão ao tratamento, Enfrentamento, HIV/aids, Cuidadores, Crianças e adolescentes

Resumo

Com o objetivo de investigar o padrão de adesão ao tratamento de cuidadores de crianças e adolescentes HIV positivos e de identificar as estratégias de enfrentamento adotadas diante de estressores da soropositividade, realizou-se um estudo descritivo, com 30 cuidadores, utilizando roteiro de entrevista semi-estruturado e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas. A partir de critérios estabelecidos, os cuidadores foram classificados em Grupo Adesão e Grupo Não-Adesão, tendo por base seus relatos verbais. Vinte e cinco cuidadores foram incluídos no Grupo Adesão. Não foram observadas diferenças quanto às estratégias de enfrentamento entre cuidadores com boa adesão e com adesão insuficiente. Os resultados dão subsídios para intervenções visando reduzir impactos psicossociais, decorrentes da doença e do tratamento, a cuidadores, crianças e adolescentes. 

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Biografia do Autor

Caroline Mota Branco Salles, Universidade de Brasília

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal do Pará, UFPA (1999-2005). Tem Mestrado em Comportamento e saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, UFPA (2005-2007). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, área de concentração: Psicologia da Saúde, Universidade de Brasília, UnB (2007 - em andamento).

Eleonora Arnaud Pereira Ferreira, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1989) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é Professora Associada 2 da Universidade Federal do Pará, supervisora de estágio curricular na área de Psicologia da Saúde e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: adesão ao tratamento, análise do comportamento aplicada à área de saúde, psicologia pediátrica e prevenção. É lider do grupo de pesquisa "Comportamento, Saúde e Qualidade de Vida", certificado pela UFPA e membro dos grupos "Pesquisa em Psicologia Pediátrica", "Saúde e Desenvolvimento Humano" e "Determinantes do Comportamento Humano".

Eliane Maria Fleury Seidl, Universidade de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001). Possui especialização lato senso em Saúde Coletiva (1994). Atualmente é professor adjunto 3 da Universidade de Brasília, com docência em nível de graduação e pós-graduação. Integra o corpo docente de dois Programas de Pós-graduação em nível de mestrado e doutorado: 1. Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia; 2. Bioética, da Faculdade de Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, com atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV/aids, enfermidades crônicas, adesão a tratamento, enfrentamento (coping), apoio social, qualidade de vida, práticas profissionais do psicólogo em saúde, psicologia e saúde pública e bioética. O campo de prática profissional se refere a projetos na área do HIV/aids, no Hospital Universitário de Brasília, com ações na esfera da atenção psicossocial e da prevenção

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Publicado

2011-12-13

Como Citar

Branco Salles, C. M., Ferreira, E. A. P., & Seidl, E. M. F. (2011). Adesão ao tratamento por cuidadores de crianças e adolescentes soropositivos para o HIV. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(4), 499–506. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18337

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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