Síndrome de Burnout em Professores:

Prevalência e Fatores Associados

Autores

  • Mary Sandra Carlotto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Prevalência, Professores

Resumo

A Síndrome de Burnout é uma reação ao estresse excessivo relacionada ao trabalho. O objetivo do estudo foi identificar a prevalência da Síndrome de Burnout em 882 professores de escolas da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: um questionário elaborado especificamente para levantamento de variáveis demográficas, laborais e o MBI- Maslach Burnout Inventory (HSS-ED). Os resultados obtidos evidenciam 5,6% de professores com alto nível de exaustão emocional, 0,7% em despersonalização e 28,9% com baixa realização profissional. Mulheres, sem companheiro fixo, sem filhos, com idade mais elevada, que possuem maior carga horária, que atendem maior número de alunos e trabalham em escolas públicas apresentam maior risco de desenvolvimento de Burnout.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, E. R., Nunes, M. F. R., Neto, M., F., & Abramovay, M. (2004). O Perfil dos professores brasileiros: o que fazem o que pensam, o que almejam / Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo: Moderna.
Arce, R., Nakamura, A. P., & Jólluskin, G. (2003). Burnout: estudio del campo y nível de desempenho. Encuentros en Psicologia Social, 1(4), 35-39.
Bakker, A. B., Schaufeli, W. B., Demerouti, E., Janssen, P. P. M., Van Der Hulst, R., & Brouwer, J. (2000). Using equity theory to examine the difference between burnout and depression. Anxiety, Stress, and Coping, 13, 247-268.
Batista, J. B. V., Carlotto, M. S., Coutinho, A. S., & Augusto, L. G. da S. (2010). Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores sociodemográficos e laborais em professores de escolas municipais da cidade de João Pessoa, PB. Revista Brasileira de Epidemiologia, 13(3), 502-512.
Burke, R. J., & Greenglass E. R. (1989). Psychological burnout among men and women in teaching: an examination of the Cherniss model. Human Relations, 42(3), 261-273.
Burke, R. J., Greenglass, E. R., & Schwarzer, R. (1996). Predicting teacher burnout over time: effects of work stress, social support and self-doubts on burnout and its consequences. Anxiety, Stress and Coping, 9(3), 261-275.
Carlotto, M. S. (2003). Síndrome de Burnout e gênero em docentes de instituições particulares de ensino. Revista de Psicologia da Universidade do Contestado, 1(1). Retrieved from http://www.nead.uncnet.br/revista/psicologia
Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2004). Análise fatorial do Malasch Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares. Psicologia em Estudo, 9(3), 499-505.
Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2008). Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Brasil. Psico-PUCRS, 39(2), 152-158.
Carlotto, M. S., & Palazzo, L. dos S. (2006). Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, 22(5),1017-1026.
Carvalho, M. M. B. (1995). O professor: Um profissional, sua saúde e a educação em saúde na escola. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Cherniss, C. (1980). Professional burnout in human service organizations. New York: Praeger.
Codo, W. (1999). Educação: Carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes.
Cordes, C. L., & Dougherty, T. W. (1993). A review and integration of research on job burnout. Academy of Management Review, 18(4), 632- 636.
Correia, T., Gomes, A. R., & Moreira, S. (2010). Stresse ocupacional em professores do Ensino Básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais. In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp.1477-1493). Associação Portuguesa de Psicologia, Lisboa, PO.
Delgado, A. C., Fuentes, J. M. B., Quevedo, M. P. A., Salgado, A. R., Sánchez, A. C., Sanchez, T. S., Velasco, C. A., & Yela, J. R. B. (1993). Revisión teórica del burnout o desgaste profesional en trabajadores de la docencia. Caesura, 2, 47-65.
Doménech, B. D. (1995). Introduccion al sindrome “burnout” en profesores y maestros y su abordaje terapeutico. Psicologia Educativa, 1(1), 1-16.
Farber, B. A. (1991). Crisis in education. Stress and burnout in the American teacher. San Francisco: Jossey-Bass Inc.
Gavish, B., & Friedman, I. A. (2010). Novice teachers’ experience of teaching: a dynamic aspect of burnout. Social Psychology of Education, 13(2), 141-167.
Gil-Monte, P. R. (2005). El syndrome de quemarse por el trabajo (burnout). Una enfermidad laboral en la sociedad del bienestar. Madrid: Pirámide.
Gil-Monte, P. R. (2008). El síndrome de quemarse por el trabajo (burnout) como fenómeno transcultural. Informació Psicológica, 91-92, 4-11.
Gil-Monte, P. R., Peiró, J. M., & Valcárcel, P. (1998). A model of burnout process development: An alternative from appraisal models of stress. Comportamento Organizacional e Gestão, 4(1), 165-179.
Gomes, R. A., Silva, M. J., Mourisco, S., Silva, S., Mota, A., & Montenegro, N. (2006). Problemas e desafios no exercício da actividade docente: um estudo sobre o estresse, burnout, saúde física e satisfação profissional em professores do 3º ciclo e ensino secundário. Revista Portuguesa de Educação, 19(1), 67-93.
Grayson, J. L., & Alvarez, H. K. (2008). School climate factors relating to teacher burnout: a mediator model. Teaching and Teacher Education, 24, 1349”“1363
Grimes, D. A., & Shulz, K. F. (2002). An overview of clinical research: the lay of the land. The Lancet, 359, 57-61.
Guimarães, L. A. M. (2000). Saúde mental, estresse e qualidade de vida no trabalho. In J. C. Souza, L. A. M. Guimarães & S. Grubits (Eds.), Interdisciplinaridade em saúde mental (pp.17-19). Campo Grande: UCDB.
Guglielmi, R. S., & Tatrow, K. (1998). Occupational stress, burnout, and health in teachers: a methodological and theoretical analysis. Review of Educational Research, 68(1), 61-69.
Harrison, B. J. (1999). Are you to burn out? Fund Raising Management, 30(3), 25-28.
Kelchtermans, G. (1999). Teaching career: between burnout and fading away? Reflections from a narrative and biographical perspective. In R. Vanderbergue & M. A. Huberman (Eds.), Understanding and preventing teacher burnout: a source book of international practice and research (pp. 176-191). Cambridge: Cambridge University Press.
Klusmann, U., Kunter, M., Trautwein, U., Lüdtke, O., & Baumert, J. (2008). Engagement and emotional exhaustion in teachers: does the school context make a difference? Applied Psychology: An International Review, 57(Suppl.), 127”“151.
Konukman, F., Agbuğa, B., Erdoğan, S., Zorba, E., Demirhan, G., & Yılmaz, I. (2010). Teacher-coach role conflict in school-based physical education in USA: a literature review and suggestions for the future. Biomedical Human Kinetics, 2, 19- 24.
Leite, M de P., & Souza, A. N. de (2007). Condições do trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil - Estado da Arte. São Paulo: Fundacentro/Unicamp.
Levy, G. C. T. de M. (2006). Avaliar a síndrome de Burnout em professores da rede pública de ensino. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Lindblom, K. M., Linton, S. J., Fedeli, C., & Bryngelsson, I-L. (2006). Burnout in the Working Population: Relations to Psychosocial Work Factors. International Journal of Behavioral Medicine, 13(1), 51 ”“ 59.
Mallar, S. C., & Capitão, C. G. (2004). Burnout e hardiness: Um estudo de evidência de validade. Psico-USF, 9(1), 19-29.
Manassero, M. A., García, E., Torrens, G., Ramis, C., Vázquez, A., & Ferrer, V. A. (2005). Burnout en la enseñanza: aspectos atribucionales. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 21(1-2), 89-105.
Maslach, C. (1976). Burned-out. Human Behavior, 5(9), 26-22.
Maslach, C. (1982). Burnout: The cost of caring. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice - Hall.
Maslach, C. (1999). Progress in understanding teacher burnout. In R. Vandenberghe & A. M. Huberman (Eds.), Understanding and preventing teacher burnout (pp. 211-222). New York: Cambridge University Press.
Maslach, C., & Goldberg, J. (1998). Prevention of burnout: news perspectives. Applied & Preventive Psychology, 7, 63-74.
Maslach, C., & Jackson, S. E. (1981). The measurement of experienced burnout. Journal of Occupational Behavior, 2, 99-113.
Maslach, C., & Jackson, S. E. (1985). The role of sex and family variables in burnout. Sex Roles, 12(7/8), 837- 851.
Maslach, C., & Jackson, S. E. (1986). Maslach Burnout Inventory. 2nd ed. Palo Alto, CA: Consulting Psychologist Press.
Maslach, C., & Leiter, M. P. (2008). Early predictors of job burnout and engagement. Journal of Applied Psychology, 93(3), 498”“512.
Maslach, C., & Schaufeli, W. B. (1993). Historical and conceptual development of burnout. Em W.B. Schaufeli, C. Maslach & T. Marek (Eds.), Professional burnout: recent developments in theory and research (pp.1-16). New York: Taylor & Francis.
Maslach, C., Schaufeli, W. B., & Leiter, M. P. (2001). Job burnout. Annual Review Psychology, 52, 397-422.
Mazon, V., Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2008). Síndrome de Burnout e estratégias de coping em professores de escolas municipais da área urbana de uma cidade do litoral norte do Rio Grande do Sul. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 60(1), 55-66.
McCulloch, A., & O’Brien, L. (1986). The organizational determinants of worker burnout. Children & Youth Services Review, 8(2), 175-190.
Mc Michael, A. J. (1976). Standardized mortality ratios and the healthy worker effect: scratching beneath the surface. Journal Occupational Medical, 18, 165-168.
Ministério da Saúde (2001). Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; OPAS/OMS.
Moriana-Elvira, J. A., & Herruzo-Cabrera, J. (2004). Estrés y burnout en profesores, International Journal of Clinical and Health Psychology, 4(3), 597-621.
Moura, E. P. G. (1997). Saúde mental e trabalho. Esgotamento profissional em professores da Rede de Ensino Particular de Pelotas - RS. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Otero, L. J. M., Santiago, M. J., Godás, A., Castro, C., Villaedefrancos, E., & Ponte, D. (2008). An integrative approach to burnout in secondary school teachers: examining the role of student disruptive behavior and disciplinary issues. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 8(2), 259-270.
Ozdemir, Y. (2007). The role of classroom management efficacy in predicting teacher burnout. International Journal of Social Sciences, 2(4), 257-263.
Pas, E. T., Bradshaw, C. P., Hershfeldt, P. A., & Leaf, P. J. (2010). A multilevel exploration of the influence of teacher efficacy and burnout on response to student problem behavior and school-based service use. School Psychology Quarterly, 25(1), 13”“27.
Perlman, B., & Hartman A. E. (1982). Burnout: Sumary and future research. Human Relations, 35(4), 283-305.
Pines, A., & Aronson, E. (1988). Career burnout. Causes and cures. New York: The Free Press.
Romeu, S. A. (1987). Escola: objetivos organizacionais e objetivos educacionais. São Paulo: EPU.
Rudow, B. (1999). Stress and burnout in the teaching profession: European studies, issues, and research perspectives. In R. Vanderbergue & M. A. Huberman (Eds.), Understanding and preventing teacher burnout: a source book of international practice and research (pp.38-58). Cambridge: Cambridge University Press.
Russell, D. W., Altmaier, E., & Van Velzen, D. (1987). Job-related stress, social support, and burnout among classroom teachers. Journal of Applied Psychology, 72(2), 269-273.
Salanova, M., Martínez, I. M., & Lorente, L. (2005). ¿Cómo se relacionan los obstáculos y facilitadores organizacionales con el burnout docente?: Un estúdio longitudinal. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 21(1-2), 37-54.
Schaufeli, W. B. (2005). Burnout en profesores: una perspectiva social del intercambio. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 21(1-2), 15-35.
Shirom, A. (1989). Burnout in work organizations. In C. L. Cooper & I. Robertson (Eds.), International review of industrial an organizational psychology (pp. 25-48). New York: Wiley & Sons.
Silva, G. N., & Carlotto M. S. (2003). Síndrome de Burnout: um estudo com professores da rede pública. Revista de Psicologia Escolar e Educacional, 7(2), 145-153.
Tamayo, R. N. (1997). Relação entre a Síndrome de Burnout e os valores organizacionais no pessoal de enfermagem de dois Hospitais Públicos. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília.
Vercambre, M. N., Brosselin, P., Gilbert, F., Nerrière, E., & Kovess-Masféty, V. (2009). Individual and contextual covariates of burnout: a cross-sectional nationwide study of French teachers. BMC Public Health, 9, 333. Retrieved from http://www. biomedcentral. com/1471-2458/9/333
Yong, Z., & Yue, Y. (2008). Causes for burnout among secondary and elementary school teachers and preventive strategies. Chinese Education and Society, 40(5), 78”“85.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

Carlotto, M. S. (2011). Síndrome de Burnout em Professores:: Prevalência e Fatores Associados. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(4), 403–410. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18288

Edição

Seção

Estudos Empíricos