A Consistência das Memórias da Infância

Autores

  • Maria Salomé Pinho Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal
  • Marta Oliveira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal
  • António Castro Fonseca Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Portugal

Palavras-chave:

Psicologia da memória; memória autobiográfica; auto-relatos, Memórias da infância, Memória autobiográfica, Consistência de recordações, Auto-relato

Resumo

A coleta de relatos retrospetivos constitui um procedimento frequente em psicologia. Neste estudo, analisou-se, em uma amostra de adultos jovens não institucionalizados, a consistência desses relatos sobre diversas experiências da infância (vitimação, medos, dificuldades de aprendizagem), confrontando-os com os relatos atuais dos seus pais e/ou professores. Os resultados mostraram uma relação significativa entre os relatos retrospetivos dos próprios participantes e as informações atuais fornecidas pelas outras fontes, exceto para os medos na infância. A magnitude dessa relação variou entre pequena e média. Com base nesses resultados, sugere-se que, nos estudos que recorram a relatos retrospetivos e atuais,indiquem-se medidas de relação entre relatos, bem como a sua magnitude, de modo a melhor se avaliar a qualidade das inferências baseadas nesses relatos.


Palavras-chave: memórias da infância, memória autobiográfica, consistência de recordações, auto-relato

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Publicado

2017-05-17

Como Citar

Pinho, M. S., Oliveira, M., & Fonseca, A. C. (2017). A Consistência das Memórias da Infância. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(3). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18219

Edição

Seção

Estudos Empíricos