Caracterização da Comunicação entre Progenitores e Filhos em Idade Escolar:

Estudo com uma Amostra Portuguesa

Autores

  • Alda Marques Portugal Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Isabel Marques Alberto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

psicologia clínica; psicologia da família; avaliação psicológica, Comunicação pais-criança, Crianças em idade escolar, Estudo comparativo

Resumo

A comunicação parento-filial é uma dimensão central do exercício da parentalidade. Através da Escala de Avaliação da Comunicação na Parentalidade (COMPA, Portugal & Alberto, 2011), foram analisadas as percepções de 467 progenitores e 329 crianças (7-11 anos) sobre a  qualidade da comunicação. Os testes estatísticas T-student, ANOVA e correlação de Pearson revelaram alguns resultados estatisticamente significativos, nomeadamente: destaque positivo das figuras femininas na comunicação; relação positiva entre metacomunicação e partilha/confiança da intimidade por parte das crianças; e influência de algumas variáveis sociodemográficas (níveis socioeconómicos e de escolaridade baixos, contexto rural) sobre a qualidade da comunicação. Os resultados desta investigação sugerem a necessidade de dar atenção às relações parento-filiais em contextos desfavorecidos, prevenindo o desajustamento social e familiar precoce das crianças.

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Publicado

2014-01-08

Como Citar

Portugal, A. M., & Alberto, I. M. (2014). Caracterização da Comunicação entre Progenitores e Filhos em Idade Escolar:: Estudo com uma Amostra Portuguesa. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(4), 381–391. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18149