Efeitos de Perguntas e de Respostas às Perguntas Sobre o Seguir Regras Apresentadas em uma História Infantil

Autores

  • Carla Cristina Paiva Paracampo Universidade Federal do Pará
  • Luiz Carlos de Albuquerque Universidade Federal do Pará
  • Wandria de Andrade Mescouto
  • Andréa Fonseca Farias Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Psicologia Experimental; análise experimental do comportamento, Regras descritivas, Perguntas e respostas às perguntas, Histórias infantis

Resumo

O estudo investigou os efeitos de perguntas sobre o seguir regras. Quinze crianças foram expostas a três condições. Nas três condições, nas Fases 1 e 3 era medido o comportamento de doar bombons e na Fase 2 era contada uma historia com uma regra especificando que quem doa alimentos tem amigos para brincar. As condições diferiram na Fase 2. Na Condição 1 não eram feitas perguntas; na Condição 2 eram feitas perguntas ao longo da historia; e, na Condição 3 eram feitas perguntas no final da historia. 50%, 100% e 100% dos participantes que não doaram na Fase 1 das Condições 1, 2 e 3, respectivamente, doaram na Fase 3. Sugere-se que perguntas podem interferir na ocorrência do seguir regras.

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Publicado

2014-01-08

Como Citar

Paiva Paracampo, C. C., de Albuquerque, L. C., Mescouto, W. de A., & Farias, A. F. (2014). Efeitos de Perguntas e de Respostas às Perguntas Sobre o Seguir Regras Apresentadas em uma História Infantil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(4), 369–379. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18148