Evidências de Validade de Critério da BILOv3 em Crianças Gaúchas

Autores

  • Caroline Tozzi Reppold Professor adjunto III, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Léia Gonçalves Gurgel PPG em Ciências da Saúde - UFCSPA
  • Luís Felipe Parise Estudante de Psicologia - UFCSPA
  • Anelise Silva Dias Doutoranda em Psicologia - USF
  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly Professor associado - USF

Palavras-chave:

Psicologia, Linguagem oral, Psicometria, Avaliação infantil, Validade de critério

Resumo

Avaliar precocemente o desempenho de crianças em compreensão da linguagem oral é fundamental para diagnosticar possíveis dificuldades e intervir. Assim sendo, objetivou-se buscar evidências de validade de critério da Bateria Informatizada de Linguagem Oral (BILOv3), considerando-se idade, gênero e escolaridade. Participaram 474 crianças de 10 escolas gaúchas, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, entre 6 e 11 anos. Administrou-se a BILOv3 coletivamente e cada criança utilizou um microcomputador. A aplicação durou, aproximadamente, 35 minutos. Houve diferenças estatisticamente significativas em relação ao gênero nas provas Completar Histórias (CH) e Interpretar Histórias (IH), à idade para Completar Frases (CF) e CH e quanto à escolaridade, para CF, CH, IH. A BILOv3 apresenta-se sensível para captar diferenças entre o gênero, as séries escolares e idade dos estudantes e, portanto, com evidências de validade de critério. Isso sugere a possibilidade de sua utilização clínica e escolar, visando a identificação precoce de dificuldades linguísticas.

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Publicado

2015-11-16

Como Citar

Reppold, C. T., Gurgel, L. G., Parise, L. F., Dias, A. S., & Rodrigues Azevedo Joly, M. C. (2015). Evidências de Validade de Critério da BILOv3 em Crianças Gaúchas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(2), 155–162. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18119

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