Evidências de Validade do Teste Luria-Nebraska para Crianças:

Relações com Escolaridade e Inteligência

Autores

  • Mateus Silvestrin Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Ricardo Franco de Lima Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Fernanda Lima Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte Universidade de São Paulo - USP
  • Sylvia Maria Ciasca Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Neuropsicologia; Psicometria, Neuropsicologia, Avaliação, Cognição, Validação

Resumo

Objetivou-se obter evidências de validade do Teste Luria-Nebraska para Crianças (TLN-C) em sua relação com a escolaridade e inteligência. Participaram 120 crianças com dificuldades escolares (1ª à 5ª série) avaliados com o TLN-C e a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças. Os resultados evidenciaram influência da escolaridade e desempenho intelectual no escore total do TLN-C e subtestes Ritmo, Habilidade Motora, Habilidade Visual, Escrita, Leitura, Raciocínio Matemático e Memória Imediata, diferenciando principalmente os dois primeiros anos escolares e o nível intelectualmente deficiente dos demais. Foram encontradas correlações positivas e significativas entre os escores do TLN-C e o quociente de inteligência total da WISC, mesmo quando controlado efeito da idade. O instrumento mostrou-se adequado para diferenciar desempenho por escolaridade e inteligência.

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Publicado

2016-02-22

Como Citar

Silvestrin, M., Lima, R. F. de, Lima, F., Crenitte, P. A. P., & Ciasca, S. M. (2016). Evidências de Validade do Teste Luria-Nebraska para Crianças:: Relações com Escolaridade e Inteligência. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(4), 461–469. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18056