A Referência a Marx no Ensino de Lacan

Autores

  • Mauricio José d'Escragnolle Cardoso Universidade Federal do Parana - UFPR
  • Vinicius Anciães Darriba Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Departamento de Psicologia Clínica - Programa de Pós-Graduação em Psicanálise

Palavras-chave:

Psicanálise, Lacan, Marx, Sujeito, Outro, Mais-valia, Mais-de-gozar

Resumo

A referência a Marx forma uma constante no ensino de Lacan. Rastreando o conjunto de tais referências, vemos Marx surgir, desaparecer, para, logo em seguida, ressurgir no interior do pensamento lacaniano. Tal diálogo manifesta a persistência de um núcleo central. Nesse sentido, consideramos que o interesse de Lacan em formalizar a relação existente entre os conceitos de sujeito do significante, de Outro e de gozo constitui o núcleo de tal diálogo do começo ao fim. Nosso artigo tratará da recorrência desse núcleo temático, percorrendo sucessivamente três diferentes momentos desse diálogo na obra de Lacan.

 

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

d’Escragnolle Cardoso, M. J., & Darriba, V. A. (2016). A Referência a Marx no Ensino de Lacan. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18053

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