Qualidade do Relacionamento Treinador-Atleta e Orientação à s Metas como Preditores de Desempenho Esportivo
Palavras-chave:
Psicologia do esporte, Atletas, Voleibol, Relacionamento treinador-atleta, Objetivos, DesempenhoResumo
Este estudo investigou o impacto do relacionamento treinador-atleta (RTA) sobre a orientação à s metas (OM) de atletas de voleibol. Os participantes (n=185) responderam o Questionário de Relacionamento Treinador-Atleta e o Questionário de Orientação à s Metas. Os atletas medalhistas perceberam maior proximidade e comprometimento com o treinador e maior orientação para a tarefa (OT) em comparação aos não medalhistas. O RTA apresentou impacto moderado na OT tanto dos atletas medalhistas e do sexo masculino (proximidade e complementaridade) quanto dos não-medalhistas e do sexo feminino (compromisso). O compromisso apresentou efeito moderado sobre a orientação para o ego dos não-medalhistas e das mulheres (não significativo). Conclui-se que quanto mais alto o nível de desempenho das equipes, maior a influência do RTA (complementariedade e proximidade) sobre a OT.