A Relação entre as Representações acerca das Figuras Parentais e as Competências Sociais em Crianças Maltratadas e não Maltratadas
Palavras-chave:
Psicologia do Desenvolvimento, Representação mental em crianças, Representação parental, Relações pais-criança, Competência, Abuso da criançaResumo
Assumindo a centralidade das representações acerca das figuras parentais na trajetória desenvolvimental, este estudo teve como objetivo analisar o impacto destas representações nas competências sociais de crianças maltratadas e não maltratadas. Participaram, nesta investigação, 62 crianças em idade escolar (22 maltratadas e 40 não maltratadas). As representações acerca das figuras parentais foram avaliadas com a Entrevista de Avaliação das Representações acerca das Figuras Parentais e as competências sociais com a adaptação portuguesa da Social Skills Rating System ”“ form for teachers. Quando controlado o efeito do nível socioeconómico, verifica-se um impacto diferencial das representações mentais na competência social nas crianças maltratadas e não maltratadas, sugerindo que estes dois grupos de crianças atribuem significados distintos aos comportamentos parentais de afeto e disciplina.