O Procedimento Selective Reminding na Avaliação da Memória e Aprendizagem

Um Levantamento de Estudos Brasileiros

Autores

  • Suelen Bordignon Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Murilo Ricardo Zibetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clarissa Marceli Trentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

psicologia; neuropsicologia; psiquiatria, Selective reminding, Recordação seletiva, FCRT, Aprendizagem, Memória

Resumo

Os pesquisadores têm à sua disposição uma variedade de métodos que auxiliam na compreensão dos processos de memória e aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo revisitar o procedimento selective reminding, apresentando suas características, variações e seu uso no Brasil. São apresentadas as diferenças entre esse e o procedimento padrão em tarefas de aprendizagem por recordação livre. Compreende-se a relevância desse procedimento no estudo da memória e aprendizagem, destacando a necessidade de instrumentos adaptados e normatizados para a realidade brasileira.

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Publicado

2017-02-02

Como Citar

Bordignon, S., Zibetti, M. R., & Trentini, C. M. (2017). O Procedimento Selective Reminding na Avaliação da Memória e Aprendizagem: Um Levantamento de Estudos Brasileiros. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17958

Edição

Seção

Estudos Empíricos