Termos Mentais na Contação de Histórias e a Teoria da Mente das Crianças
Palavras-chave:
Psicologia do Desenvolvimento, Teoria da mente, Narrativa, Termos mentais, Cognições clarificadasResumo
A literatura destaca a potencialidade das histórias para favorecer conversas sobre estados mentais, aspectos que contribuem para o desenvolvimento da teoria da mente. O objetivo deste estudo é verifcar a relação entre a teoria da mente e o discurso narrativo de mães quanto ao emprego de termos mentais, no contexto da contação de histórias. A amostra foi constituída por 25 duplas de mães e crianças, de nível socioeconômico médio, tendo as crianças idades entre quatro e cinco anos. Os resultados mostraram que o emprego de cognições clarifcadas pelas mães em suas narrativas apresenta relação signifcativa com a teoria da mente das crianças. A contação de histórias parece desempenhar um papel interessante na estimulação da conversação sobre termos mentais e, assim, no desenvolvimento sociocognitivo infantil.
Downloads
Referências
Adrian, J., Clemente, A. & Villanueva, L. (2007). Mothers’
use of cognitive state verbs in picture-book reading and
the development of children’s understanding of mind: A
longitudinal study. Child Development, 78(4), 1052-1067.
Baron-Cohen, S., Tager-Flusberg, H., & Cohen, D. (1994).
Understanding other minds: Perspectives from autism. New
York: Oxford University Press.
Bruner, J. (1991). Realidade mental, mundos possíveis. Porto
Alegre: Artes Médicas.
Day, A. (1995). Carl’s Birthday. New York: Farrar Straus Giroux.
Day, A. (1997). Good dog, Carl. New York: Aladdin Paperbacks.
Deleau, M., Maluf, M. R., & Panciera, S. (2008). O papel da
linguagem no desenvolvimento de uma teoria da mente: Como
e quando as crianças se tornam capazes de representações
de estados mentais. Em T. M. Sperb & M. R. Maluf (Org),
Desenvolvimento sociocognitivo: Estudos brasileiros sobre
teoria da mente (pp. 93-130). São Paulo: Vetor.
Domingues, S., & Maluf, M. R. (2013). Atribuição de estados
mentais e linguagem: Um estudo de intervenção. Psicologia
Escolar e Educacional, 17, 249-257.
Domingues, S. F. S., Valério, A., Panciera, S. P., & Maluf, M. R.
(2007). Tarefas de crença falsa na avaliação de atribuição de
estados mentais de crença. Em P. W. Schelini (Org.), Alguns
domínios da avaliação psicológica (pp. 141-162). Campinas,
SP: Alínea.
Dunn, J., Brown, J., & Beardsall, L. (1991). Family talk about
feeling states and children’s later understanding of other’s
emotion. Developmental Psychology, 27, 159- 164.
Dunn, J. (1991). The beginnings of social understanding. Oxford:
Basil Blackwell.
Furnari, E. (1998). Truks. São Paulo: Ática.
Gallo-Penna, E., & Maluf, M.R. (2013). Efeitos da linguagem
materna na compreensão de estados mentais. Em A. Roazzi
& T.M. Sperb (Org), O desenvolvimento de competências
sociocognitivas (pp. 121-142). São Paulo: Vetor.
Hollingshead, A. B. (1975). Four factor index of social status.
Working paper, Yale University, New Haven, CT.
Lyra, P., Roazzi, A., & Garvey, A. (2008). Emergência da teoria da
mente em relações sociais. Em T. M. Sperb & M. R. Maluf
(Org), Desenvolvimento sociocognitivo: Estudos brasileiros
sobre teoria da mente (pp. 55-92). São Paulo: Vetor.
Maluf, M. R., & Domingues, S. (2010). Teoria da mente e
linguagem: Importância e contribuições dos estudos de
intervenção. Em M. C. Rodrigues & T. M. Sperb (Org.),
Contextos de desenvolvimento da linguagem (pp.137-158)
São Paulo: Vetor.
Maluf, M. R., & Gallo-Pena, E. C. (2011). Atribuição de estados
mentais e compreensão conversacional: Estudo com préescolares.
Paideia, 21, 45-50.
Nelson, K. (2005). Language pathways into the community of
minds. Em J. Astington & J. Baird (Eds.), Why language
matters for theory of mind (pp. 27- 49). New York: Oxford
University Press.
Nelson, K. (2006). Construction of the cultural self in early
narratives. Em C. Daiute & C. Lightfoot (Org), Narrative
Analysis: Studying the development of individuals in society.
(pp. 87-109). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.
Panciera, S. D. P. (2007). Linguagem e desenvolvimento da Teoria
da Mente: Um estudo com crianças de 3 a 5 anos (Tese de
Doutorado não publicada). Curso de Pós-Graduação em
Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo (Brasil) e
Departamento de Psicologia do Desenvolvimento, Université
de Rennes 2, Rennes, França.
Premack, D. & Woodruff, G. (1978). Does the chimpanzee have a
theory of mind? Behavioral and Brain Sciences, 1, 515-526.
Piaget, J. (1961). A linguagem e o pensamento da criança. Rio
de Janeiro: Editora Fundo de Cultura. (Original publicado
em 1923)
Rodrigues, M. C., & Pires, L. (2010). Teoria da mente: linguagem
e contextos de desenvolvimento infantil. Em M. C. Rodrigues
& T. M. Sperb (Org.), Contextos de desenvolvimento da
linguagem (pp.137-158) São Paulo: Vetor.
Rodrigues, M., Pelisson, M., Silveira, F. Ribeiro, N., & Silva, R.
(2015). Avaliação da teoria da mente: estudo com alunos de
escolas públicas e particulares. Estudos de Psicologia, 32,
-220.
Rosnay, M., Pons, F., Harris, P. L., & Morrell, J. M. B. (2004).
A lag between understanding false belief and emotion
attribution in young children: Relationships with linguistic
ability and mothers’ mental-state language. British Journal of
Developmental Psychology, 22, 197 ”“ 218.
Ruffman, T., Slade, L., & Crowe, E. (2002). The relation between
child and mothers’ mental state language and theory-of-mind
understanding. Child Development, 73, 734”“751.
Salkind, N. J. (1997). Exploring research. New Jersey, NJ: Upper
Saddle River.
Slaughter, V., Peterson, C., & Mackintosh, E. (2007). Mind what
mother says: Narrative input and theory of mind in typical
children and those on the autism spectrum. Child Development,
(3), 839-858.
Souza, D.B. (2008). De onde e para onde? As interfaces entre
linguagem, teoria da mente e desenvolvimento social. Em T. M.
Sperb & M. R. Maluf (Org), Desenvolvimento sociocognitivo:
Estudos brasileiros sobre teoria da mente (pp. 33-54). São
Paulo: Vetor.
Symons, D., Peterson, C., Slaughter, V., Roche, J., & Doyle, E.
(2005). Theory of mind and mental state discourse during
book reading and story-telling tasks. British Journal of
Developmental Psychology, 23, 1-24.
Taumoepeau, M., & Ruffman, T. (2006). Mother and infant talk
about mental states relates to desire language and emotion
understanding. Child Development, 77(2), 465-481.
Wimmer, H., & Perner, J. (1983). Beliefs about beliefs:
Representation and constraining function of wrong beliefs
in young children’s understanding of deception. Cognition,
, 103-128.