Termos Mentais na Contação de Histórias e a Teoria da Mente das Crianças

Autores

  • Greicy Boness de Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Psicologia do Desenvolvimento, Teoria da mente, Narrativa, Termos mentais, Cognições clarificadas

Resumo

A literatura destaca a potencialidade das histórias para favorecer conversas sobre estados mentais, aspectos que contribuem para o desenvolvimento da teoria da mente. O objetivo deste estudo é verifcar a relação entre a teoria da mente e o discurso narrativo de mães quanto ao emprego de termos mentais, no contexto da contação de histórias. A amostra foi constituída por 25 duplas de mães e crianças, de nível socioeconômico médio, tendo as crianças idades entre quatro e cinco anos. Os resultados mostraram que o emprego de cognições clarifcadas pelas mães em suas narrativas apresenta relação signifcativa com a teoria da mente das crianças. A contação de histórias parece desempenhar um papel interessante na estimulação da conversação sobre termos mentais e, assim, no desenvolvimento sociocognitivo infantil.

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Publicado

2017-05-28

Como Citar

de Araujo, G. B. (2017). Termos Mentais na Contação de Histórias e a Teoria da Mente das Crianças. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(4). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17825

Edição

Seção

Estudos Empíricos