Variáveis de Procedimentos de Ensino e de Testes na Construção de Sentenças com Compreensão

Autores

  • Maria Elizângela Carvalho Sampaio Universidade Federal do Pará
  • Grauben Assis Universidade Federal do Pará
  • Marcelo Quintino Galvão Baptista Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Equivalência de estímulos, Relações ordinais, Sentenças, Leitura com compreensão

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar o efeito de dois procedimentos de ensino sobre a composição e compreensão de sentenças em crianças. No Estudo 1, cinco crianças foram expostas ao ensino de relações condicionais, testes de equivalência, ensino por encadeamento de respostas, testes de produção de sentenças, testes de conectividade e testes de leitura com compreensão. No Estudo 2, quatro crianças foram expostas apenas ao ensino por encadeamento de respostas e testes subsequentes. Utilizou-se três conjuntos de estímulos: desenhos, palavras maiúsculas e minúsculas. Em ambos os estudos, todos os participantes construíram as novas sentença, mas a leitura com compreensão só foi observada no Estudo 1. Esses resultados demonstraram a emergência de novas sentenças. Conclui-se que os estímulos utilizados foram funcionalmente equivalentes.

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Referências

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Publicado

2010-05-11

Como Citar

Carvalho Sampaio, M. E., Assis, G., & Galvão Baptista, M. Q. (2010). Variáveis de Procedimentos de Ensino e de Testes na Construção de Sentenças com Compreensão. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(1), 145. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17450