Conceito de Número:

Uma Contribuição da Análise Comportamental da Cognição

Autores

  • Paulo Sérgio Teixeira do Prado

Resumo

Fundamenta-se o presente estudo na análise comportamental da cognição, cujas formulações permitem compreender o conceito de número como uma rede de relações entre estímulos e/ou entre estímulos e respostas. O desempenho de seis crianças de três a sete anos de idade e uma adolescente portadora da Síndrome de Down foi analisado em uma série de tarefas consideradas pré-requisitos para aprendizagens matemáticas mais complexas. Para isso, foi utilizada uma versão informatizada do procedimento de discriminação condicional em um contexto de matching to sample. As relações presentes, ausentes e as não bem estabelecidas no repertório dos sujeitos foram graficamente representadas em diagramas que configuram-se como que retratos do repertório individual. Tal recurso facilita o planejamento do ensino estratégico de umas poucas relações com vistas à emergência das relações ausentes e/ou o fortalecimento daquelas nas quais o sujeito apresenta desempenho pobre, demodo a completar a rede. A guisa de conjeturas, apresentam-se sugestões de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-07-17

Como Citar

Prado, P. S. T. do. (2013). Conceito de Número:: Uma Contribuição da Análise Comportamental da Cognição. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 15(3), 227–235. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17400