A Questão da Metodologia na Investigação Científica do Desenvolvimento Humano

Autores

  • Angela Branco Universidade de Brasília
  • Rivane Ferraz da Rocha

Palavras-chave:

Metodologia, Desenvolvimento humano, Método

Resumo

O presente artigo visa discutir as principais características e tendências atuais da metodologia de pesquisa na área do desenvolvimento humano. A partir de uma perspectiva socio-cultural construtivista, analisa-se a necessidade de que a questão metodológica seja concebida no contexto das relações entre teoria e método, destacando-se o papel fundamental da explicitação epistemológica nos projetos de investigação científica. O significado de construtos tradicionalmente utilizados pela psicologia tais como "dados" e "variáveis" são aqui examinados em termos da construção do conhecimento na psicologia do desenvolvimento, particularmente quando desenvolvimento é concebido como processo, e não resultado, dos processos de mudança. Enfatiza-se, igualmente, a necessidade da superação da tradicional dicotomia entre métodos quantitativos e qualita­tivos, ressaltando-se a sua adequação em função das questões a serem investigadas. O valor da metodologia microgenética para o estudo dos processos de desenvolvimento é aqui analisado, sendo ilustrado pela apresentação de trechos de um estudo empírico realizado em nosso laboratório

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Publicado

2012-09-05

Como Citar

Branco, A., & Ferraz da Rocha, R. (2012). A Questão da Metodologia na Investigação Científica do Desenvolvimento Humano. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 14(3), 251–258. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17331