Efeitos da Distribuição Treino/Testes Sobre a Formação de Classes de Estímulos Equivalentes sem Conseqüências Diferenciais

Autores

  • Enira T. B. , Damim Universidade Federal do Pará
  • Grauben J. A. Assis
  • Marcelo Q. G. Baptista

Palavras-chave:

Equivalência de estímulos, Treino consistente, Antecipação dos testes, Conseqüência diferencial, Humanos

Resumo

Sujeitos humanos respondem consistentemente na ausência de conseqüências diferenciais, porém após uma longa reexposição ao treino, seguido de testes, com atraso no contato dos sujeitos com os mesmos. O objetivo do presente experimento foi verificar os efeitos da redução do atraso do contato dos sujeitos com as tentativas de testes, submetidos a uma seqüência em que o treino de cada uma das relações condicionais era seguido de testes da mais simples até as relações mais complexas. Quatro universitários tinham como tarefa tocar uma tela sensível, sem conseqüências diferenciais para acertos e erros. O critério de estabilidade era 97% de acertos por bloco (36 tentativas). Os sujeitos responderam consistentemente no treino; também nos testes, após duas exposições. Decorridos três meses, dois dos sujeitos que foram submetidos a pós-testes de simetria e equivalência, apresentaram um desempenho positivo. A antecipação dos testes, parece ter facilitado a formação de classes de estímulos equivalentes.

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Publicado

2012-09-17

Como Citar

Damim, E. T. B. , Assis, G. J. A., & Baptista, M. Q. G. (2012). Efeitos da Distribuição Treino/Testes Sobre a Formação de Classes de Estímulos Equivalentes sem Conseqüências Diferenciais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 14(1), 041–049. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17307