A Gênese da Noção de Segredo na Criança

Autores

  • Yves de La Taille

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi investigar a partir de que idade a criança demonstra ter a noção de segredo (algo que se esconde de uns e pode-se confidenciar a outros). Usando um desenho onde se via uma criança sussurrando algo no ouvido de outra, perguntou-se a 68 sujeitos de 3 a 10 anos 'o que estavam fazendo'. Verificou-se que a partir de 4 anos de idade, 100% dos sujeitos demonstram ter noção de segredo, afirmam o imperativo do sigilo, e dizem que não se confidenciam segredos a qualquer um. Quanto ao conteúdo dos segredos, a partir de 8, eles se tornam 'íntimos' para 85% dos sujeitos. Nas conclusões, discutimos as relações entre a noção de segredo e a tomada de consciência de si como sujeito dotado de vida interior, subjetiva, e situamos nossos dados na gênese da construção da noção de intimidade e suas relações com o conjunto de normas morais que garantem sua não violação.

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Publicado

2013-07-12

Como Citar

Taille, Y. de L. (2013). A Gênese da Noção de Segredo na Criança. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 12(3), 245–251. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17297