O Fracasso Escolar na 5a Série, na Perspectiva de Alunos Repetentes, Seus Pais e Professores

Autores

  • Marisa Maria Brito da Justa Neves

Resumo

Este estudo visou investigar o fracasso escolar na 5a série, na perspectiva de alunos, professores e pais. Utilizou-se,como recurso metodológico, a teoria da atribuição de causalidade com o objetivo de identificar as causas atribuídas, identificar as semelhanças e diferenças entre os três grupos, comparar as causas atribuídas, neste estudo, com as citadas na literatura e correlacionar valores atribuídos, pelos grupos, a situações da vida diária relacionadas à escolaridade. A amostra consistiu de 123 alunos, 49 professores e 36 pais advindos de seis escolas públicas. Utilizou-se um questionário sobre as causas da reprovação, que evidenciou atribuições já citadas na literatura, atribuições presentes apenas em amostras brasileiras aparecendo, ainda, uma causa específica desta amostra. As respostas dos alunos foram mais semelhantes às de seus pais, entretanto, os três grupos foram semelhantes em não atribuir à capacidade a causalidade pelo insucesso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-07-12

Como Citar

Neves, M. M. B. da J. (2013). O Fracasso Escolar na 5a Série, na Perspectiva de Alunos Repetentes, Seus Pais e Professores. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 12(2), 147–156. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17279