Três Instrumentos de Avaliação de Habilidades para Aprendizagem da Leitura e Escrita

Autores

  • Quinha Luíza de Oliveira

Resumo

Foram investigados o Teste Diagnóstico de Habilidades do Pré-Escolar, o Teste de Prontidão para a Leitura e o Instrumento para Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização, para verificar (i) a fidedignidade e a validade preditiva e concorrente; (ii) a dificuldade dos itens, e sua relação com classe social; (iii) a relação entre desempenho nos testes e sexo, classe social e experiência de pré-escoía; e (iv) estabelecer normas em percentil em função de classe social. Os três testes foramaplicados no início do ano a 140 alunos de primeira série, 67 de classe média-alta e 73 de classe média-baixa. Escores totais esubtotais foram comparados entre si; ao desempenho em uma prova de aproveitamento em Lingua Portuguesa, aplicada nofinal do ano; e à avaliação de desempenho acadêmico. Foram encontradas correlações positivas significativas entre os testes. Os três testes apresentaram índices de fidedignidade e validade aceitáveis, maiores para o escore total. Sujeitos de classemédia-alta e que freqüentaram o pré-primário apresentaram desempenho superior. Os melhores subtestes de cada instrumentoforam indicados.

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Oliveira, Q. L. de. (2013). Três Instrumentos de Avaliação de Habilidades para Aprendizagem da Leitura e Escrita. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 12(1), 083–096. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17268