Discriminação de Freqüências em Tarefas Psicoacústicas Iterativas por Crianças de 5 a 7 Anos

Autores

  • Mauerberg-de Castro

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a resolução de freqüências por crianças entre 5 e 7 anos em duas tarefas psicoacústicas iterativas. A primeira, sim-não (SN), foi desenvolvida para crianças de 5 anos. A segunda, dupla escolha-forçada (EF), para crianças entre 6 e 7 anos e adultos. Freqüências-teste (FT) de 1000 e 2000 Hertz foram investigadas. Os resultados na tarefa SN, baseados no limiar diferencial de freqüência (LDF), para 5,6,7 anos e adultos na FT 1000 Hz, foram os seguintes: 38,58; 14,76; 14,44 e 6,19 Hz, respectivamente. Para a FT de 2000 Hz: 31,34; 19,30; 22,68 e 8,58 Hz, respectivamente. Os resultados na tarefa EF para 6, 7 anos e adultos para LDF na FT 1000 Hz foram: 25,88; 12,76 e 7,30 Hz; 2000 Hz: 39,62; 24,76 e 7,21 Hz, respectivamente. A ANOVA conduzida para SN, mostrou níveis estatisticamente significativos para os fatores idade e LDF em 50 e 71 % de respostas corretas; e para EF, comparativamente com SN: idade, LDF, FT e tarefa. As conclusões foram:
(1) as tarefas SN são mais apropriadas para as idades entre 5 e 7 anos; (2) a tarefa EF é mais apropriada para crianças acima de 6, e (3) a incerteza devido às diferenças conceituais e de atenção parece ser substituída peta incerteza devido aos sinais próximos à distribuição do ruído.

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Castro, M.- de. (2013). Discriminação de Freqüências em Tarefas Psicoacústicas Iterativas por Crianças de 5 a 7 Anos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 12(1), 039–049. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17264