As Meninas na Literatura Infanto-Juvenil Brasileira

Autores

  • Fúlvia Rosemberg Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Edith Piza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Literatura infanto-juvenil, Relação de gênero, de raça e de idade, Estereótipo

Resumo

Este texto trata das relações hierárquicas de gênero, raça e idade que estão na base da literatura infanto-juvenil, e que sustentam e são sustentadas pelos perfis de personagens femininas estereotipadas. Os estereótipos mudam à medida que novas articulações de gênero, raça e idade vão se tornando visíveis na sociedade; as personagens femininas são apresentadas em posições sociais diferentes, nas quais não poderiam estar no passado. As conclusões vão no sentido de existir uma interação no ato de escrever para crianças, na qual transforma-se o fazer literário do(a) autor(a) pelo aproveitamento simbólico de personagens femininas.

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Publicado

2013-04-25

Como Citar

Rosemberg, F., & Piza, E. (2013). As Meninas na Literatura Infanto-Juvenil Brasileira. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 11(3), 213–221. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17253