Fracasso escolar e desamparo adquirido

Autores

  • Angela Nobre de Andrade Nunes Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

RESUMO - Esta pesquisa teve por objetivo principal verificar as possíveis relações entre fracasso escolar, desamparo adquirido e depressão em crianças de nível sócio-econômico baixo. A presença de desamparo foi verificada através do padrão atribuicional de causas para o fracasso. As atribuições foram categorizadas em três dimensões causais: quanto ao locus de controle (interna/externa), à constância (estável/instável) e à generalidade (global ou especifica). O desamparo foi definido como uma atribuição interna, estável e global para o fracasso. As atribuições de causa foram feitas pelas crianças em entrevistas semi-dirigidas, dentro de um esquema de questões abertas. Para detectar a presença de traços depressivos, foi utilizado o Teste de Apercepção Temática (TAT). A amostra foi composta por 60 alunos das 2a e 3a séries do 1° grau, com idade variando entre 8 e 12 anos. Os sujeitos foram classificados em dois grupos de comparação: DS, desempenho acadêmico satisfatório (alunos com promoções sucessivas no sistema escolar) e Dl, desempenho acadêmico insatisfatório (alunos com duas ou mais reprovações no sistema). Os resultados revelaram alta associação entre fracassos escolar e desamparo adquirido. A associação entre estas duas variáveis e traços depressivos também foi significativa, porém em menor grau. A análise qualitativa dos resultados mostrou, sobretudo, que existe uma relação altamente significativa entre fracasso escolar e o sentimento da criança de impotência frente aos eventos externos a ela relacionados.

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Publicado

2012-08-15

Como Citar

Nobre de Andrade Nunes, A. (2012). Fracasso escolar e desamparo adquirido. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 6(2), 139–154. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17090