Escolarização formal versus experiência prática na resolução de problemas

Um estudo com marceneiros e aprendizes de marcenaria

Autores

  • Analúcia Dias Schliemann Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição daescolarização formal, em contraste com a experiência prática de trabalho,na resolução de um problema de matemática relacionado com aprática da marcenaria. Participaram do estudo 15 marceneiros profissionais,que tinham de zero a seis anos de escolarização e 28aprendizes de marcenaria de uma escola profissional com, no mínimo,seis anos de escolarização formal. O problema consistia em calcular aquantidade de madeira necessária para construir cinco camas deacordo com as especificações apresentadas em um desenho. Osresultados, indicando melhor desempenho entre os marceneirosprofissionais, são discutidos em termos de possíveis contribuiçõespara o ensino de matemática na escola.

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Publicado

2012-07-05

Como Citar

Dias Schliemann, A. (2012). Escolarização formal versus experiência prática na resolução de problemas: Um estudo com marceneiros e aprendizes de marcenaria. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 2(3), 233–244. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17003