Operações Formais Em Universitários De Diferentes Áreas Profissionais:
Uma Análise Comparativa
Resumo
RESUMO - O objetivo deste trabalho foi o de comparar os desempenhos na Échelle de Développement de la Pensée Logique (EPL), de Longeot, sobretudo os de nível formal, de sujeitos dos cursos de graduação em Psicologia, Educação Física e Física da USP, freqüentando o 1° e último anos. Este objetivo baseou-se no interesse teórico levantado por Piaget em 1972 e por outros autores, bem como em dados de pesquisas realizadas anteriormente as quais demonstraram que a maioria dos sujeitos de 15/16 anos classificaram-se no nível PréFormal da escala de Longeot. A presente pesquisa pretendeu verificara influência da especialização profissional no desenvolvimento das operações mentais dos sujeitos. A análise dos resultados obtidos demonstrou que os conteúdos oferecidos pelos três cursos estudados parecem não interferir na forma de manifestação das estruturas formais dos sujeitos. Verificou-se também que os alunos já entram na Universidade em diferentes níveis de desenvolvimento do pensamento; e não se verificou influência da idade dos sujeitos em seu desempenho. O mesmo não ocorreu com a variável sexo dos sujeitos: constantou-se que sujeitos do sexo masculino desempenharam-se melhor na EPL que os do sexo feminino. Com base nos resultados obtidos, refletiu-se sobre a teoria operatória de Piaget, a EPL enquanto instrumento de avaliação do nível de desenvolvimento operatório e sobre as implicações cognitivas e educacionais de pesquisa com sujeitos adultos.
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