Aprendizagem De Cadeias Comportamentais;

Uma Comparação Entre Dois Procedimentos

Autores

  • Mariza Monteiro Borges Universidade de Brasília

Resumo

RESUMO - Este estudo foi desenvolvido para verificar os efeitos de dois procedimentos na aprendizagem de cadeias comportamentais. No procedimento T (para trás) o treino é iniciado pela última resposta da cadeia, enquanto que no procedimento F (para frente) efeito a partir da primeira resposta da cadeia. Participaram como sujeitos 38 estudantes universitários, divididos em dois grupos. O grupo Taprendeu a primeira seqüência com o procedimento T e o grupo F aprendeu a primeira sequência com o procedimento F. Cada sujeito aprendeu oito seqüências, formadas com seis cartões coloridos. A ordem das seqüências foi a mesma para ambos os grupos, somente os procedimentos T e F foram alternados. O procedimento F se mostrou mais efetivo que o procedimento T para estabelecer as cadeias comportamentais. Os resultados são discutidos com relação aos seguintes aspectos: (a) o reforçamento direto de cada resposta da cadeia; (b) a história passada do sujeito com o procedimento F; (c) a prática repetida de cada resposta aprendida. Estes fatores são analisados como facilitadores da aprendizagem com o procedimento F. Em contrapartida, são apontados alguns problemas observados com o procedimento T. Conclui-se que as prescrições de técnicas de modificação de comportamento não devem ser feitas sem levar em conta a história passada do sujeito e seu repertório comportamental.

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Referências

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Publicado

2012-05-15

Como Citar

Monteiro Borges, M. (2012). Aprendizagem De Cadeias Comportamentais;: Uma Comparação Entre Dois Procedimentos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 1(3), 237–248. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16980