Mudança de Plataforma do Periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa

2024-02-29

Prezados autores e colaboradores do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa,

Gostaríamos de informar que estamos no processo de migração da nossa plataforma editorial, passando do OJS para o ScholarOne. Esta decisão foi cuidadosamente revisada e aprovada na 15º Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, realizada em 24 de outubro de 2023.

Tal mudança representa um avanço significativo para o nosso periódico, trazendo consigo uma série de novas funcionalidades e benefícios consideráveis para o processo de submissão e editoração de artigos científicos. Uma das melhorias mais notáveis é a possibilidade de acesso ao sistema em diversos idiomas, o que certamente facilitará a submissão de autores estrangeiros, além de contribuir significativamente para a internacionalização de nosso periódico e a ampliação do alcance de nossas publicações.

Atualmente, nossa equipe está finalizando o curso de formação na nova plataforma e concluindo o processo de migração. Em breve, deixaremos de aceitar novas submissões pelo sistema OJS. No entanto, gostaríamos de assegurar que todos os artigos que já foram submetidos seguirão normalmente o fluxo de avaliação e editoração na plataforma OJS.

Para garantir uma transição tranquila, estaremos realizando uma chamada específica informando aos autores sobre a necessidade de submeterem os artigos através da plataforma ScholarOne. Ressaltamos que as regras para submissão permanecerão inalteradas, sendo obrigatório que os autores sigam as normas da APA 7ª edição e enviem a Carta de Submissão (Cover letter).

Além disso, gostaríamos de reforçar o nosso compromisso com as iniciativas de ciência aberta em nosso periódico e encorajamos ativamente a participação dos autores nesse sentido.

Estamos entusiasmados com esta mudança e confiantes de que ela proporcionará uma experiência ainda mais enriquecedora para todos os envolvidos em nosso processo editorial.

Agradecemos antecipadamente pela sua compreensão e cooperação durante este período de transição. Se tiverem alguma dúvida ou precisarem de assistência adicional, não hesitem em nos contatar.

Atenciosamente,

Equipe do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa