Psicologia, arte e estética: pressupostos de um entendimento da arte e das experiências estéticas como constituintes de sujeitos e coletivos

2024-02-23

Objetivos e Escopo do Número Especial 

Este Número Especial tem como ponto de articulação a psicologia, em suas diferentes vertentes, e a arte em suas várias expressões. Se é a arte uma “organização do comportamento visando o futuro”, contemporânea é esta proposta que emerge de um dos grupos de trabalho mais recentes da ANPEPP, o GT Psicologia, Arte e Estética. O GT agrega pesquisadores/as vinculados/as a diferentes instituições de ensino superior das várias regiões geográficas do país, os quais centram suas atividades de pesquisa, ensino e extensão na relação entre esses dois campos de saberes e fazeres cotidianos. Alguns temas propostos para a submissão a este Número Especial são:

- Arte, experiência estética e processo de constituição de sujeitos – relatos de pesquisas teóricas e estudos empíricos;

- Questões psicológicas investigadas na relação com a arte e as experiências estéticas;

- A relação entre psicologia e arte sob diversas vertentes empíricas;

- Questões sociais e culturais que se articulem com a arte, a estética e a psicologia.

- Aspectos educativos em estudos na interface da psicologia com a arte e a estética. 

A proposta é aberta em estilo chamada pública para pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que tenham como intuito a publicação e divulgação de pesquisas advindas da interlocução entre Psicologia e Arte na Revista Teoria e Pesquisa, da Universidade de Brasília. Buscamos promover um espaço onde os artigos inéditos, de qualidade científica e acadêmica, possam compor um conjunto plural de ideias que se caracterize como arcabouço importante no sentido de divulgar, fomentar e propiciar acesso a informações, teorias e experiências. 

O Número Especial será composto de 10 artigos científicos, preferencialmente, provenientes de estudos empíricos. Temos a expectativa de 50% de trabalhos com autores de universidades estrangeiras. Todos os artigos deverão seguir as normas atuais adotadas pela Revista: Teoria e Pesquisa e serão publicados em língua inglesa e portuguesa. A chamada será pública, na página online de revista, e terá duração de 90 dias para recebimento dos manuscritos, a contar do início da divulgação. 

 

Instruções de envio aos autores:

Os autores interessados devem submeter seus manuscritos através da plataforma online do periódico, seguindo o processo de submissão estabelecido no período de 01/03/2024 a 01/06/2024. Para aqueles que desejam maior visibilidade internacional, oferecemos a opção de publicação bilíngue. Artigos originalmente em português devem ser traduzidos para o inglês, com um custo associado de R$1.500,00. Alternativamente, a publicação exclusivamente em inglês tem um custo de R$1.000,00. Importante destacar que a revista não fornece indicação de tradutores para a realização desse serviço.

Para mais detalhes sobre o processo de submissão, incluindo orientações e requisitos, por favor, consultem nosso site: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/index. Em caso de dúvidas ou necessidade de assistência adicional, não hesitem em entrar em contato conosco pelo e-mail: revistaptp@gmail.com.

 

Atenciosamente,

Andrea Vieira Zanella (UFSC)

Fabrícia Teixeira Borges (UnB)

Editoras convidadas

 

Referências

KRENAK, A. (2019). Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras.

MORAES. F. (2018) Arte é o que você e eu chamamos arte: 801 definições sobre arte e o sistema de arte. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo. 

RANCIÈRE, J. (2010) Politica da arte. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 15, p. 045-059. 

SANCHÉZ VÁSQUEZ, A. (1978). Las ideas estéticas de Marx (Ensayos de estética marxista). México, ERA (8ª edición).

VIGOTSKI, L.S. (1998).  Arte e vida. Em: Psicologia da arte.  São Paulo: Martins Fontes.

VIGOTSKI, L. S. (2000). Manuscrito de 1929. Educação e sociedade, 71, 21-44.

BAKHTIN, M., & VOLOCHINOV, V. N. (2006). Marxismo e filosofia da linguagem (Vol. 7). São Paulo: Hucitec.

ZITTOUN, T., & GILLESPIE, A. (2015). Imagination in human and cultural development. Routledge.