Um dueto sobre gênero, cuidado e Covid-19 na vida acadêmico-científica
Entrevista com Bárbara Castro e Mariana Chaguri
Palavras-chave:
pandemia de Covid-19, cuidado, gênero, vida acadêmico-cientícaResumo
Esta entrevista foi realizada com as sociólogas Bárbara Castro e Mariana Chaguri, ambas do Instituto de Filosoa e Ciências Humanas das Universidade de Campinas, com o intuito de reetirmos sobre as intersecções e particularidades da tríade gênero, cuidado e vida acadêmica durante a pandemia da covid-19. As entrevistadas publicaram, em 2020, o artigo “Um tempo só para si: gênero, pandemia e política cientíca feminista”, na DADOS. Revista de Ciências Sociais (2020), olhando especicamente para os impac tos do isolamento social e sobreposição dos trabalhos produtivo e reprodutivo na vida de mulheres acadêmicas. Partindo dessa reexão, nos propusemos a aprofundar alguns pontos desse debate, bem como atualizá-lo depois de quase dois anos de pandemia e trabalho acadêmico remoto no Brasil.
Downloads
Referências
CASTRO, Bárbara. Mães trabalhando em home oce: embaçamento de fronteiras e construção de arranjos exíveis para o cuidado dos lhos. In: 36o Encontro Anual da ANPOCS, 2013, Águas de Lindóia - SP.
CASTRO, Bárbara. As armadilhas da exibilidade. Trabalho e gênero no setor de Tecnologia da Informação. Editora Annablume, 2016.
CASTRO, Bárbara; CHAGURI, Mariana. Um tempo só para si: gênero, pandemia e uma política cientíca feminista. Blog DADOS, 2020.
HOCHSCHILD, R. Arlie. The time bind: When work becomes home and home becomes work. New York: Metropolitan Books, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.