Etnografia em Casa:
entre parentes e aproximações.
Palavras-chave:
Key-words: Ethnography, Home, Relatives, Family, Anthropology.Resumo
Resumo: Em pesquisa realizada no primeiro semestre de 2019 em Canto do Buriti-PI me deparo com uma surpresa, a de decidir fazer campo com meus parentes. Foi assim que em meio ao campo e virando a pessoa que viveria com minha avó ao longo do campo, percebi que as mulheres de dentro de casa também poderiam ser interlocutoras, ou melhor, parentes-interlocutoras. Entretanto, estranhamentos éticos, metodológicos, teóricos e morais emergiram. Na dualidade “Eu” e o “Outro” ou o “Nós” x “Eles”, a pesquisa com parentes na verdade embaralha e dissolve, em alguma medida, essa dicotomia. Eu nem me dissolvo absolutamente na similitude/proximidade/ do “Nós”, nem me associo totalmente com a diferença do “Outro/Eles”, esse jogo dependia diretamente das circunstâncias e de questões conjunturais.
Palavras-Chave: Etnografia, Casa, Parentes, Família, Antropologia.
Downloads
Referências
CORRÊA, Mariza. O Mato e o Asfalto: Campos da Antropologia no Brasil. Sociologia & Antropologia | v.01.01: 209”“229, 2011.
DAMÁSIO, Ana Clara. Entre tempos, espaços e relações Uma etnografia sobre o envelhecimento e o envelheceres na Guariroba, Ceilândia (DF). Monografia apresentada ao Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília para a obtenção do título de Bacharela em Antropologia. Brasília. 2016.
DAMATTA, Roberto. A casa & a rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetada. Cadernos de Campo, São Paulo, ano 14, n. 13, 155-161, 2005.
FONSECA, Cláudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares /. - 2.ed. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1989.
MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Editora Abril, 1984.
MALINOWSKI, Bronislaw. Um diário no sentido estrito do termo. Rio de Janeiro: Record, 1997.
PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horiz. Antropol. vol.20 no.42 Porto Alegre July/Dec. 2014
RECK, Gregory. Narrative anthropology. Anthropology and humanism, pp. 8-12. 1983.
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, Edson de Oliveira. A Aventura Sociológica. Rio de Janeiro, Zahar Editores: 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.