"Fight is Already in our Blood and the Caboclos Push us"
Participation of Non-Human Entities in the Process of Territorial Recuperation Among the Tupinambá People of Serra do Padeiro, Bahia, Brazil
Keywords:
Indigenous peoples, Tupinambá, Retaking of land, EncantadosAbstract
This article analyzes retomadas de terras, political actions taken by the Tupinambá people of Serra do Padeiro, in the south of the State of Bahia, Brazil. In a short definition, the retomadas can be presented as processes by which the Indigenous community retakes possession of its traditional land ”“ which was occupied by non-Indigenous people ”“, which fall within the Terra Indígena Tupinambá de Olivença. More specifically, the article focuses on some of indigenous conceptions of the relations between the encantados
(non-human entities, who inhabit Tupinambá territory) and the process of territorial recuperation.
Downloads
References
Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia. Dissertação (Mestrado
em Ciências Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
ALBERT, Bruce. Introdução: cosmologias do contato no Norte-Amazônico.
In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita (Orgs.). Pacificando o branco:
cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: Editora
Unesp/ Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 9-21.
ARRUTI, José Maurício Andion. A árvore Pankararu: fluxos e metáforas da
emergência étnica no sertão do São Francisco. In: OLIVEIRA, João Pacheco
de (Org.). A viagem da volta: etnicidade, política e reelaboração
cultural no Nordeste indígena. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2004. p.
231-279.
______. O reencantamento do mundo: trama histórica e arranjos territoriais
pankararu. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade
Federal do Rio de Janeiro, 1996.
BARTH, Fredrik. Cosmologies in the making: a generative approach to cultural
variation in inner New Guinea. Cambridge: Cambridge University
Press, 1987.
BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe;
STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. São Paulo:
Editora da UNESP, 1998. p. 185-227.
BRASIL. Ministério da Justiça. Fundação Nacional do Índio. Relatório final
circunstanciado de identificação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença.
Brasília: Funai, 2009.
BRASILEIRO, Sheila. A organização política e o processo faccional no
povo indígena Kiriri. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Universidade
Federal da Bahia, 1996.
CÂMARA CASCUDO, Luis da. Dicionário do folclore brasileiro. Belo Horizonte:
Itatiaia, 1984.
CARTA de apelo dos Índios Tupinambás da Serra do Padeiro pela conclusão
da demarcação. Aldeia Serra do Padeiro, s.d. Arquivo da Associação
dos Índios Tupinambá da Serra do Padeiro.
CARVALHO, Maria Rosário de. De índios “misturados” a índios “regimados”.
In: CARVALHO, Maria Rosário; REESINK, Edwin; CAVIGNAC, Julie.
(Orgs.). Negros no mundo dos índios: imagens, reflexos, alteridades.
Natal: Editora da UFRN, 2011. p. 337-358.
CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA. Relatório do Povo Tupinambá,
Serra do Padeiro, para a Subcomissão de Segurança, Justiça e Cidadania
[da Comissão Nacional de Política Indigenista]. Brasília: CTI, 2008.
COROADAS de pleno êxito as observações sobre o eclipse feitas pelos
cientistas norte-americanos em Bocaiúva. Folha da Noite, 20 mai. 1947.
COSTA, Sosígenes. Iararana. São Paulo: Cultrix, 1979.
COUTO, Patrícia Navarro de Almeida. Do caboclo Marcelino ao cacique Babau:
resistência e criminalização dos Tupinambá de Olivença (comunicação
oral). 28ª Reunião Brasileira de Antropologia (Grupo de trabalho
“Ativismo indígena, etnicidade e política: mutações na configuração do
indigenismo contemporâneo”). São Paulo: ABA, 2012.
______. Morada dos encantados: identidade e religiosidade entre os Tupinambá
da Serra do Padeiro, Buerarema, BA. Dissertação (Mestrado em
Antropologia). Universidade Federal da Bahia, 2008.
______. Os filhos de Jaci: ressurgimento étnico entre os Tupinambá de
Olivença, Ilhéus, BA. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em
Antropologia). Universidade Federal da Bahia, 2003.
GARCEZ, Angelina Nobre Rolim. Mecanismos de formação da propriedade
cacaueira no eixo Itabuna/Ilhéus - 1890-1930 (Um estudo de história
agrária). Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade
Federal da Bahia, 1977.
HOWARD, Catherine V. A domesticação das mercadorias: estratégias
Waiwai. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita (Orgs.). Pacificando obranco: cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: Editora
Unesp/ Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 25-60.
LINS, Marcelo da Silva. Os vermelhos nas terras do cacau: a presença comunista
no sul da Bahia (1935-1936). Dissertação (Mestrado em História
Social). Universidade Federal da Bahia, 2007.
LOPES, Nei. Novo dicionário banto do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2003.
MARTINS, Sílvia Aguiar Carneiro. Os caminhos da aldeia...: índios Xukuru-
-Kariri em diferentes contextos situacionais. Dissertação (Mestrado em
Antropologia). Universidade Federal de Pernambuco, 1994.
MEJÍA LARA, Amiel Ernenek. “Estar na cultura”: os Tupinambá de Olivença
e o desafio de uma definição de indianidade no sul da Bahia. Dissertação
(Mestrado em Antropologia Social). Universidade Estadual de
Campinas, 2012.
MESSEDER, Marcos Luciano Lopes. Etnicidade e diálogo político: a emergência
dos Tremembé. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade
Federal da Bahia, 1995.
MONTEIRO, John Manuel. Tupis, tapuias e historiadores: estudos de história
indígena e do indigenismo. Tese (Livre docência em Antropologia)-
-Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. Uma etnologia dos “índios misturados”?
Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Mana, v. 4,
n. 1, p. 47-77, 1998.
______. (Org.). A viagem da volta: etnicidade, política e reelaboração cultural
no Nordeste indígena. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2004.
OLIVEIRA, Kelly Emanuelly. Guerreiros do Ororubá: o processo de organização
política e elaboração simbólica do povo indígena Xukuru. Dissertação
(Mestrado em Sociologia).Universidade Federal de Pernambuco,
2006.
PARAISO, Maria Hilda Baqueiro. Marcellino José Alves: de índio a caboclo,
de “Lampião Mirim” a comunista, uma trajetória de resistência e luta no
sul da Bahia (comunicação oral). xxv Simpósio Nacional de História
(Simpósio temático “Os índios na história”). Fortaleza: Anpuh, 2009.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, v.
2, n. 3, p. 3-15, 1989.
SCOTT, James. Exploração normal, resistência normal. Revista Brasileira
de Ciência Política, n. 5, p. 217-243, 2011.
UBINGER, Helen Catalina. Os Tupinambá da Serra do Padeiro: religiosidade
e territorialidade na luta pela terra indígena. Dissertação (Mestrado
em Antropologia). Universidade Federal da Bahia, 2012.
UNIVERSIDADE DO ALGARVE. Centro de Estudos Ataíde Oliveira. Arquivo
português de lendas. Disponível em: <http://www.lendarium.org/>.
Acesso em: 20 nov. 2012.
WOORTMANN, Ellen F.; WOORTMANN, Klaas A. O trabalho da terra: a
lógica e a simbólica da lavoura camponesa. Brasília: Edunb, 1997.