A educação como espaço de luta e esperança: entrevista com o professor Gersem Baniwa sobre cosmologias e interculturalidade no campo educacional

Autores

  • Maria Luiza dos Santos Bernardes Universidade de Brasília
  • Mylena Karine Dos Santos Malheiros Universidade de Brasília
  • Ricardo Xavier Silveira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação Indígena; Antropologia; Interculturalidade; Militância Acadêmica; Epistemologias Plurais.

Resumo

A entrevista com o professor Gersem Baniwa, antropólogo e liderança indígena, realizada pelo PET/SOL da Universidade de Brasília, aborda a articulação entre militância e formação acadêmica na trajetória de pesquisadores indígenas, destacando a centralidade da educação como instrumento de transformação e resistência. Com base em sua experiência na luta por direitos indígenas, especialmente no campo da educação, Gersem Baniwa discute os desafios enfrentados por povos originários na universidade, os limites da antropologia tradicional e a emergência de antropologias indígenas plurais e comprometidas com realidades comunitárias. A entrevista também destaca a distância epistemológica entre os mundos indígenas e ocidentais, enfatizando a necessidade de políticas interculturais, de universidades mais receptivas às especificidades dos povos indígenas e da criação de espaços autônomos de produção de conhecimento. A metodologia adotada foi a entrevista semiestruturada com base em roteiro temático, em continuidade ao evento “Na Cozinha da Pesquisa”, promovido pelo grupo PET/SOL. Os resultados revelam o papel estratégico da educação indígena diferenciada como caminho de emancipação e a importância da construção de escolas e currículos que articulem saberes científicos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mylena Karine Dos Santos Malheiros, Universidade de Brasília

Graduanda do bacharel em Antropologia pela Universidade de Brasília. Integrante do Programa de Educação Tutorial (PETSOL), atualmente é editora chefe da Revista Textos Graduados e participa do grupo de pesquisa Geopolítica e Urbanização Periférica (Geourb) na linha de pesquisa de Geopolítica do Sul Global (Geossul).

Ricardo Xavier Silveira, Universidade de Brasília

Graduando da licenciatura em Sociologia pela Universidade de Brasília. Integrante do Programa de Educação Tutorial (PETSOL).

Referências

BANIWA, Gersem. Educação para manejo e domesticação do mundo: entre a escola ideal e a escola real: os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/acervo/tesesdissertacoes/educacao-para-manejo-e-domesticacao-do-mundo-entre-escola-ideal-e-escola. Acesso em: 28 maio 2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 maio 2025.

RAMOS, Alcida. Perfil Lattes. Disponível em: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do. Acesso em: 29 maio 2025.

Downloads

Publicado

12/15/2025 — Atualizado em 12/22/2025

Versões

Como Citar

DOS SANTOS BERNARDES, Maria Luiza; DOS SANTOS MALHEIROS, Mylena Karine; XAVIER SILVEIRA, Ricardo. A educação como espaço de luta e esperança: entrevista com o professor Gersem Baniwa sobre cosmologias e interculturalidade no campo educacional. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 135–147, 2025. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/58482. Acesso em: 25 dez. 2025.