Intelectualidades negras: pós-graduação e processos coletivos de resistências
Palavras-chave:
Ensino, Intelectualidades negras, Colonialidade, CisgeneridadeResumo
O objetivo deste artigo foi apresentar as discussões emergentes de um grupo focal que ocorreu com mestras e egressas do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Bagé. Este primeiro grupo focal é um recorte de três grupos que compuseram o corpus de análise de uma dissertação que investigou os impactos do PPGE no desenvolvimento das intelectualidade negras que tem o programa como ponto comum de suas trajetórias, bem como o impacto dessas intelectualidades negras no programa. O referencial teórico está ancorado nos estudos decoloniais e nos saberes construídos nos movimentos negros. A análise a partir do enlace entre temas emergentes dos grupos, referencial teórico e objetivo da pesquisa evidencia que as intelectualidades negras, construíram discussões e reflexões que propiciaram um refinamento coletivo da criticidade. A participação majoritária de mulheres negras indica a potência do feminismo negro, bem como o comprometimento das participantes com o coletivo, pois, como é possivel observar nas discussões provenientes deste grupo, há na coletividade fatores influenciadores na permanência e conclusão da Pós Graduação.
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