Quando a cidade se torna sala de aula: o ensino de Sociologia para além dos muros da escola
Palavras-chave:
Intervenção Pedagógica. Sociologia. Escola. Cidade. Ceará.Resumo
O presente trabalho trata-se de uma intervenção pedagógica desenvolvida com turmas de ensino médio no tempo e espaço de um componente curricular eletiva, denominada Rolê Sociológico. Essa intervenção foi realizada no interior do estado do Ceará, na cidade de Canindé, que é conhecida internacionalmente pela realização da romaria e da festa de São Francisco. A referida experiência objetiva mostrar como a cidade é um ambiente pedagógico fértil para o desenvolvimento do modo sociológico de pensar. A metodologia de ensino utilizada na construção da intervenção foi a didática para uma pedagogia histórico-crítica, por ser considerada uma orientação pedagógica que atende aos objetivos do ensino da Sociologia na educação básica. Junto a isso, também foi utilizada a técnica de aplicação de questionários, um no início e outro no final, objetivando identificar o conhecimento prévio dos participantes e verificar o aprendizado sociológico. Ademais, para auxiliar outros docentes na construção desse tipo de intervenção, este trabalho apresenta a metodologia designada Sociologia Local, que consiste em um conjunto de procedimentos que orientam o planejamento de um Rolê Sociológico, considerando as condições da própria realidade educacional. A partir do desenvolvimento da sequência didática proposta e da análise dos dados obtidos, foi possível identificar uma mudança de postura por parte dos estudantes que, aos poucos, conseguiram relacionar sua biografia com fenômenos sociais da cidade e se utilizar das ferramentas epistemológicas do estranhamento e da desnaturalização, desenvolvendo, assim, o modo sociológico de pensar.
Downloads
Referências
BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. O ofício de ensinar para iniciantes: contribuições ao modo sociológico de pensar. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 63-85, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2419/1872. Acesso em: 9 set. 2023.
CARNEIRO, Giovanna Lima Santiago. “De burca ou de biquíni”: direito à cidade, mobilidade urbana e assédio de rua em Fortaleza/CE. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51068. Acesso em: 9 set. 2023.
CEARÁ. Secretaria da Educação. Proposta de organização curricular em escolas de Tempo Integral. Fortaleza: SEDUC, jan. 2016. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2018/09/proposta_organizacao_curricular.pdf. Acesso em: 09 set. 2023.
CEARÁ. Secretaria da Cultura. Mestres da Cultura Tradicional Popular. Fortaleza: SECULT, 2004. Disponível em: https://www.secult.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/43/2019/02/Rela%C3%A7%C3%A3o-de-Mestres-da-Cultura-doCear%C3%A1-1.pdf. Acesso em: 1 abr. 2023.
CUNHA, Karla Luana Gomes. Escritas sociológicas: uma intervenção didática interdisciplinar. Orientador: Alexandre Jeronimo Correia Lima. 2023. 393 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72974. Acesso em 9 set. 2023.
FREITAS, Francisca Marcia Gabrielle Alves. Rolê sociológico: aprendendo sociologia com a cidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
FERNANDES, Fernandes. O ensino de Sociologia na Escola Secundária brasileira. Anais do I Congresso Brasileiro de Sociologia. São Paulo, 1955.
FIGUEIRÊDO, Cassiano Quinino de Medeiros. Aprendendo Sociologia no fazer sustentável. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575528. Acesso em: 11 set. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de Sociologia? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 45-61, 2014.
LOPES, Francisco Willams Ribeiro. “Requalificação” do patrimônio: intervenções, estratégias e práticas na Praça dos Mártires (Passeio Público) de Fortaleza. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6421. Acesso em: 9 set. 2023.
MAGALHÃES, Antonio Jeferson Lima. “Tio, hoje a aula é diferente?”: a construção de um e-book de metodologias ativas gamificadas para o ensino de sociologia. Orientadora: Danyelle Nilin Gonçalves. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74170. Acesso em 9 jul. 2023.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Rev. Br. Ci. Soc., [s. l.], v. 19, n. 49, jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/KKxt4zRfvVWbkbgsfQD7ytJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 jul. 2022.
MEUCCI, Simone; FAVORETTO, Carlos. Da onde você vem? Reflexões sobre as cidades, identidade e alteridade numa escola pública de Curitiba. In: GONÇALVES, D. N.; MOCELIN, D. G.; MEIRELLES, M. (Orgs.). Rumos da Sociologia no ensino médio: ENESEB 2015, formação de professores, PIBID e experiências de ensino. Porto Alegre: Cirkula, 2016. p. 299-330.
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1959.
PARENTE, Tiago Coutinho; SOARES, Alana Maria; SILVA JÚNIOR, Antonio Rodrigues da. Percursos Urbanos: Três paradas para refletir sobre a construção de um conhecimento coletivo. In: CORDEIRO, D. S. (Org.). Experiências com educação em Sociologia: atividades curriculares e socioeducativas. Fortaleza: Gráfica e Editora Iris, 2013. p. 151-169.
PAIVA, Luiz Fábio Silva. O Domínio das Facções nas Periferias de Fortaleza-CE. Revista TOMO, n. 40, p. 87-122. https://doi.org/10.21669/tomo.vi40.16711. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/tomo/article/view/16711. Acesso em: 9 set. 2023.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.
SERVÍLIO FILHO, Paulo de Tarso. “Por que tão sério?”: o uso didático e pedagógico da produção cinematográfica do gênero super-heróis, no ensino de Sociologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54359. Acesso em: 10 jul. 2022.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. Metodologias do Ensino de Sociologia na Educação Básica. In: SILVA, I. L. F. et al. (org.). Caderno de metodologias de ensino e de pesquisa de Sociologia. 1. ed. Londrina: SETI, 2009. p. 15-35.
SILVA, Roniel Sampaio. Rolê sociológico: Aula de campo de sociologia. In: Blog Café com Sociologia. Disponível em: https://www.cafecomsociologia.com/dica-de-dinamica-role-sociologico/. Acesso em: 9 set. 2023.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SILVA NETO, O. M. da. Uma cidade permeada de memórias: A cidade de Canindé [CE] sob o olhar de seus Memorialistas. In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL, 9-12, maio 2017, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017, p. 1-12. Disponível em: http://www.nordeste2017.historiaoral.org.br/resources/anais/7/1494007027_ARQUIVO_Umacidadepermeadadememorias-HO.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.
SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 577-591, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/WfkbJzPmYNdfNWxpyKpcwWj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 set. 2023.
WIRTH, Louis. O urbanismo como modo de vida (1938). In: VELHO, O.G. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro, p. 89-112. 1967. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6580019/mod_resource/content/1/PARK%2C%20Robert%20-%20A%20cidade_%20Sugestões%20para%20a%20Invenção%20do%20Comportamento%20Humano%20n.pdf. Acesso em: 9 set. 2023.
ZAGANINI, Geralda de Paula. Intervenção pedagógica nas aulas de sociologia acerca da mulher negra e do racismo no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581823. Acesso em: 10 set. 2023.
Downloads
Publicado
Versões
- 09/08/2024 (3)
- 09/03/2024 (2)
- 08/15/2024 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FRANCISCA MARCIA GABRIELLE ALVES FREITAS, FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.