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Quando a cidade torna-se sala de aula: o ensino de Sociologia para além dos muros da escola

Autores

Palavras-chave:

Intervenção Pedagógica. Sociologia. Escola. Cidade. Ceará.

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma intervenção pedagógica desenvolvida com turmas de ensino médio no tempo e espaço de um componente curricular eletiva, denominada Rolê Sociológico. Essa intervenção foi realizada no interior do estado do Ceará, na cidade de Canindé, que é conhecida internacionalmente pela realização da romaria e da festa de São Francisco. A referida experiência objetiva mostrar como a cidade é um ambiente pedagógico fértil para o desenvolvimento do modo sociológico de pensar. A metodologia de ensino utilizada na construção da intervenção foi a didática para uma pedagogia histórico-crítica, por ser considerada uma orientação pedagógica que atende aos objetivos do ensino da Sociologia na educação básica. Junto a isso, também foi utilizada a técnica de aplicação de questionários, um no início e outro no final, objetivando identificar o conhecimento prévio dos participantes e verificar o aprendizado sociológico. Ademais, para auxiliar outros docentes na construção desse tipo de intervenção, este trabalho apresenta a metodologia designada Sociologia Local, que consiste em um conjunto de procedimentos que orientam o planejamento de um Rolê Sociológico, considerando as condições da própria realidade educacional. A partir do desenvolvimento da sequência didática proposta e da análise dos dados obtidos, foi possível identificar uma mudança de postura por parte dos estudantes que, aos poucos, conseguiram relacionar sua biografia com fenômenos sociais da cidade e se utilizar das ferramentas epistemológicas do estranhamento e da desnaturalização, desenvolvendo, assim, o modo sociológico de pensar.

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Biografia do Autor

Francisca Marcia Gabrielle Alves Freitas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará (2018), Mestrado em Sociologia pelo Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO/UFC), pós-graduação Lato Sensu em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio (UNILAB). Foi Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Sociologia de 2016 a 2018. Atualmente, é professora de Sociologia na rede pública cearense de ensino e integrante do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC/UFC). Tem interesse nas temáticas: Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação e Sociologia do Currículo.

Francisco Willams Ribeiro Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Sociólogo, graduado em Ciências Sociais (2010), mestre em Sociologia (2013) e doutor em Sociologia (2019) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (Lepec). Atua na área de Teoria e Prática de Ensino em Ciências Sociais e na linha de pesquisa Práticas de ensino e conteúdos curriculares. Coordena a área de Sociologia do Programa Residência Pedagógica PRP/UFC. Realiza pesquisas sobre cidade, patrimônio, turismo, comunidades tradicionais, educação, currículo, ensino de Sociologia e interiorização de atividades CTI no estado do Ceará.

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Publicado

08/15/2024

Versões

Como Citar

ALVES FREITAS, Francisca Marcia Gabrielle; RIBEIRO LOPES, Francisco Willams. Quando a cidade torna-se sala de aula: o ensino de Sociologia para além dos muros da escola: . Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 40–59, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50782. Acesso em: 21 dez. 2024.