BUTLER, Judith. A reivindicação de Antígona: o parentesco entre a vida e a morte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

Autores

Palavras-chave:

Antígona, Teoria queer, Normatividade, Judith Butler

Resumo

Esta resenha tem como objetivo oferecer uma contribuição significativa para a compreensão da abordagem de Judith Butler em relação à Teoria Queer. Ela se concentra na análise das questões que a autora aborda em seu trabalho "A Reivindicação de Antígona", examinando como Butler confronta as interpretações clássicas de Hegel e Lacan sobre a tragédia grega. Além disso, este texto se esforça para elucidar os principais argumentos utilizados por Butler para questionar de maneira profunda as normas de gênero e família que são estabelecidas pela sociedade e pela política. Ele também destaca as soluções filosóficas propostas pela autora como práticas ativistas ao longo do livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUTLER, Judith. A reivindicação de Antígona: o parentesco entre a vida e a morte. Tradução: Jamille Pinheiro Dias. Revisão técnica: Carla Rodrigues. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

Butler, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução: Renato Aguiar. 13. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Tradução: Paulo Meneses. Petrópolis: Vozes, 2013.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 7: a ética da psicanálise. Tradução: Antonio Quinet. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

Downloads

Publicado

12/28/2023 — Atualizado em 01/25/2024

Versões

Como Citar

TOLLER, Luisa. BUTLER, Judith. A reivindicação de Antígona: o parentesco entre a vida e a morte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 215–218, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50760. Acesso em: 28 abr. 2024.