Um dueto sobre gênero, cuidado e Covid-19 na vida acadêmico-científica

Entrevista com Bárbara Castro e Mariana Chaguri

Autores

  • Rosamaria Giatti Carneiro
  • Milena Sasha Santos Batista
  • Luciana Calado Rodrigues
  • Raquel Vieira Braga
  • Amanda Bartolomeu Santos

Palavras-chave:

pandemia de Covid-19, cuidado, gênero, vida acadêmico-cientíca

Resumo

Esta entrevista foi realizada com as sociólogas Bárbara Castro e Mariana Chaguri, ambas do Instituto de Filosoa e Ciências Humanas das Universidade de Campinas, com o intuito de reetirmos sobre as intersecções e particularidades da tríade gênero, cuidado e vida acadêmica durante a pandemia da covid-19. As entrevistadas publicaram, em 2020, o artigo “Um tempo só para si: gênero, pandemia e política cientíca feminista”, na DADOS. Revista de Ciências Sociais (2020), olhando especicamente para os impac tos do isolamento social e sobreposição dos trabalhos produtivo e reprodutivo na vida de mulheres acadêmicas. Partindo dessa reexão, nos propusemos a aprofundar alguns pontos desse debate, bem como atualizá-lo depois de quase dois anos de pandemia e trabalho acadêmico remoto no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, Bárbara. Mães trabalhando em home oce: embaçamento de fronteiras e construção de arranjos exíveis para o cuidado dos lhos. In: 36o Encontro Anual da ANPOCS, 2013, Águas de Lindóia - SP.

CASTRO, Bárbara. As armadilhas da exibilidade. Trabalho e gênero no setor de Tecnologia da Informação. Editora Annablume, 2016.

CASTRO, Bárbara; CHAGURI, Mariana. Um tempo só para si: gênero, pandemia e uma política cientíca feminista. Blog DADOS, 2020.

HOCHSCHILD, R. Arlie. The time bind: When work becomes home and home becomes work. New York: Metropolitan Books, 1997.

Downloads

Publicado

06/28/2022

Como Citar

GIATTI CARNEIRO, Rosamaria; SANTOS BATISTA, Milena Sasha; CALADO RODRIGUES, Luciana; VIEIRA BRAGA, Raquel; BARTOLOMEU SANTOS, Amanda. Um dueto sobre gênero, cuidado e Covid-19 na vida acadêmico-científica: Entrevista com Bárbara Castro e Mariana Chaguri. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 67–79, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/43799. Acesso em: 29 mar. 2024.