Etnografia em Casa:

entre parentes e aproximações.

Autores

  • Ana Clara Sousa Damásio UFG - PPGAS - Mestranda

Palavras-chave:

Key-words: Ethnography, Home, Relatives, Family, Anthropology.

Resumo

Resumo: Em pesquisa realizada no primeiro semestre de 2019 em Canto do Buriti-PI me deparo com uma surpresa, a de decidir fazer campo com meus parentes. Foi assim que em meio ao campo e virando a pessoa que viveria com minha avó ao longo do campo, percebi que as mulheres de dentro de casa também poderiam ser interlocutoras, ou melhor, parentes-interlocutoras. Entretanto, estranhamentos éticos, metodológicos, teóricos e morais emergiram. Na dualidade “Eu” e o “Outro” ou o “Nós” x “Eles”, a pesquisa com parentes na verdade embaralha e dissolve, em alguma medida, essa dicotomia. Eu nem me dissolvo absolutamente na similitude/proximidade/ do “Nós”, nem me associo totalmente com a diferença do “Outro/Eles”, esse jogo dependia diretamente das circunstâncias e de questões conjunturais.

Palavras-Chave: Etnografia, Casa, Parentes, Família, Antropologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências Bibliográficas:

CORRÊA, Mariza. O Mato e o Asfalto: Campos da Antropologia no Brasil. Sociologia & Antropologia | v.01.01: 209”“229, 2011.
DAMÁSIO, Ana Clara. Entre tempos, espaços e relações Uma etnografia sobre o envelhecimento e o envelheceres na Guariroba, Ceilândia (DF). Monografia apresentada ao Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília para a obtenção do título de Bacharela em Antropologia. Brasília. 2016.
DAMATTA, Roberto. A casa & a rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetada. Cadernos de Campo, São Paulo, ano 14, n. 13, 155-161, 2005.
FONSECA, Cláudia. Família, fofoca e honra: etnografia de relações de gênero e violência em grupos populares /. - 2.ed. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1989.
MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Editora Abril, 1984.
MALINOWSKI, Bronislaw. Um diário no sentido estrito do termo. Rio de Janeiro: Record, 1997.
PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horiz. Antropol. vol.20 no.42 Porto Alegre July/Dec. 2014
RECK, Gregory. Narrative anthropology. Anthropology and humanism, pp. 8-12. 1983.
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, Edson de Oliveira. A Aventura Sociológica. Rio de Janeiro, Zahar Editores: 1978.

Downloads

Publicado

11/29/2021

Como Citar

DAMÁSIO, Ana Clara Sousa. Etnografia em Casa: : entre parentes e aproximações. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–32, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/31646. Acesso em: 24 abr. 2024.