A arte de vestir os igbás: a continuidade da expressão simbólica religiosa dos orixás no aìyé

Autores

  • José Roberto Lima Santos UNESP - "Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v8i1.50840

Palavras-chave:

assentamentos, igbás, vestes, instalações, vestimentas igbás

Resumo

O presente artigo se dispõe a demonstrar a importância dos igbás (assentamento que representa cada uma das divindades assentados na diáspora brasileira) e de suas vestes presentes no candomblé nàgô-ketu e nas religiões tradicionais africanas iyorùbá Isèsè Esin Òrìṣà Ibìlè, e ainda, sua importância no rito e cultivo da devoção aos deuses africanos e aos ancestrais veneráveis. Partimos de pressupostos que os igbás e suas vestes possuem grande teor simbólico e cultural, a partir de seu cultivo, veneração, oferendas, produção e confecção de peças vestíveis para adorná-lo, com o intuito de representação simbólica das divindades cultuadas nos templos/terreiros nàgô-ketu presentes no Brasil e no Isèsè Esin Òrìṣà Ibìlè oriundo da Nigéria. 

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

Santos, J. R. L. (2024). A arte de vestir os igbás: a continuidade da expressão simbólica religiosa dos orixás no aìyé. Revista Calundu, 8(1), 6–27. https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v8i1.50840

Edição

Seção

Artigos acadêmicos