O Brasil que Veste Afrodiáspora: a performance cotidiana de mulheres negras no século XIX
DOI :
https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v7i1.49576Mots-clés :
Afrodiáspora, Performance do cotidiano, "Vestir-se negra", Brasil, Século XIXRésumé
O presente artigo tem como intuito trazer alguns apontamentos que temos desenvolvido ao analisarmos fotografias de mulheres negras da segunda metade do século XIX, produzidas nas regiões da Bahia e Rio de Janeiro, e utilizá-las como fontes históricas para analisarmos como os modos de vestir dessas mulheres eram registrados nas imagens. A nossa hipótese é de que as roupas e joias presentes nas fotografias partiam da construção cotidiana de uma performance, que era desenvolvida pelas mulheres negras nas práticas socioeconômicas do seu dia a dia. Sendo assim, para este escrito buscamos apresentar como a ideia do “vestir-se” cotidiano integrava uma performance que fazia das mulheres negras agentes que intervinham no modo como seriam registradas e consumidas, por meio das fotos que circulavam.
Téléchargements
Références
CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: Uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2011
CIDREIRA, Renata Pitombo. Boa Morte: imagens e simbologia. In: (org.). As vestes da Boa Morte. Bahia: Editora UFRB, 2015, p. 13-28.
DEBRET, Jean Baptist. Voyage pittoresque et historique au Brésil [...] (Volume 2). Paris: Firmin Didot Frères, 1835
DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Quotidiano e poder: em São Paulo no século XIX. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
FARIA, Sheila de Castro. Mulheres forras – riqueza e estigma social. Tempo, Niterói, v. 5, n. 9, p. 65-92, jul. 2000. Disponível em: em: Acesso em: abril de 2023.
FARIAS, Juliana Barreto. Mercados Minas. Africanos Ocidentais na Praça do Mercado do Rio de Janeiro. 2012. 294f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
FREDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpos e acumulação primitiva. Editora Elefante: São Paulo, 2019.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade. In: HOLLANDA, Heloisa B. (org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Ed.Bazar do Tempo, 2019. p. 341-357.
LEITE, Miriam Moreira. A Condição feminina no Rio de Janeiro: Século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981.
LODY, Raul. Moda e História: as indumentárias das mulheres de fé. São Paulo: SENAC, 2015.
MAUAD, Ana Maria. Entre retratos e paisagens: as imagens do Brasil oitocentista. In: Marcondes, Neide e Belloto, Manoel (orgs.).
Turbulência cultural em cenários de transição: o século XIX ibero-americano. São Paulo: Edusp, 2005.
MAUAD, Ana Maria. Poses e Flagrantes: Ensaios sobre História e Fotografias. Niterói: Eduff, 2008.
MUAZE, Mariana de Aguiar Ferreira. Violência apaziguada: escravidão e cultivo do café nas fotografias de Marc Ferrez (1882-1885).
Revista Brasileira de História. 2017, v.37, n. 74, pp. 33-62. abr. 2017. Disponível em: Acesso em abril de 2023.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: O Percevejo, ano 11, nº 12, 2003, p.25 a 50.
SOARES, Cecília Moreira. As ganhadeiras: mulher e resistência negra em Salvador no século XIX. Revista Afro-Ásia, Bahia, n.17, p.57-71,1996.
TEIXEIRA, Amanda Gatinho. Joalheria de Crioulas: Subversão e Poder no Brasil Colonial. Revista Antíteses, Londrina, v. 10, n. 20, p.
-856, jul. – dez. 2017.Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/issue/archive Acesso em abril 2023.
TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839-1899). Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
VIANA, Fausto Roberto Poço. Para documentar a História da moda: de James Laver às blogueiras fashion. São Paulo: ECA USP, 2017. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/165 Acessado em abril de 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Calundu 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution ( https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/ ) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o encerramento do processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.