O Brasil que Veste Afrodiáspora: a performance cotidiana de mulheres negras no século XIX

Auteurs-es

  • Beatrice Rossotti Grupo Fayola Odara - Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI :

https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v7i1.49576

Mots-clés :

Afrodiáspora, Performance do cotidiano, "Vestir-se negra", Brasil, Século XIX

Résumé

O presente artigo tem como intuito trazer alguns apontamentos que temos desenvolvido ao analisarmos fotografias de mulheres negras da segunda metade do século XIX, produzidas nas regiões da Bahia e Rio de Janeiro, e utilizá-las como fontes históricas para analisarmos como os modos de vestir dessas mulheres eram registrados nas imagens. A nossa hipótese é de que as roupas e joias presentes nas fotografias partiam da construção cotidiana de uma performance, que era desenvolvida pelas mulheres negras nas práticas socioeconômicas do seu dia a dia. Sendo assim, para este escrito buscamos apresentar como a ideia do “vestir-se” cotidiano integrava uma performance que fazia das mulheres negras agentes que intervinham no modo como seriam registradas e consumidas, por meio das fotos que circulavam.

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Publié-e

2023-07-09

Comment citer

Rossotti, B. (2023). O Brasil que Veste Afrodiáspora: a performance cotidiana de mulheres negras no século XIX. Revista Calundu, 7(1). https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v7i1.49576