PENSAR A ESTÉTICA DO ENCONTRO INTERSUBJETIVO COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Autores

  • Rodrigo Avila Colla

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4630

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Alteridade, Educação Estética, Ética, Ética e Formação, Intersubjetividade

Resumo

Discute-se a experiência intersubjetiva sensível enquanto dimensão autonomamente formativa. Nessa perspectiva, o encontro estetizado entre sujeitos favorece a criação, por qualquer uma das partes, de alternativas de conhecimentos, de vias de subjetivação e de modos de experienciação que não seriam possíveis não fosse o reconhecimento do outro enquanto legítimo e, ao mesmo tempo, fonte de possibilidades de recriação do eu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EAGLETON, Terry. A Ideologiada Estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

FLICKINGER, Hans-Georg. Autonomia e Reconhecimento: dois conceitos-chave na formação. Revista Educação. Porto Alegre: EdiPUCRS, vol.33, n.1, p.07-12, 2011.

GOERGEN, Pedro. Educação Moral Hoje: cenários, perspectivas e perplexidades. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 -Especial, p.737-762, out. 2007.

HERMANN, Nadja. Estetização do Mundo da Vida e Sensibilização Moral.Educação & Realidade. Porto Alegre: Faculdade de Educação/UFRGS, v. 30, n. 2, p.35-47, 2005.

HERMANN, Nadja. Ética: a aprendizagem da arte de viver. Educação e Sociedade.Campinas: CEDES/Unicamp,v. 29 n. 102 jan./abr., p.15-32, 2008.

MATURANA, Humberto.Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Ed.da UFMG, 1998.

MORIN, Edgar. Meus Demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Humano, Demasiado Humano: um livro para espíritos livres. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

PEREIRA, Marcos Villela. Contribuições para Entender a Experiência Estética. Re-vista Lusófona de Educação. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, vol. 18, n.18, p.111-123, 2011.

SÁENZ OBREGÓN, Javier. La Escuela como Dispositivo Estético. In: FRIGERIO, Graciela; DIKER, Gabriela (comps.). Educar: (sobre)impresiones estéticas. Buenos Aires: Del Estante Editorial, 2007, p.73-86.

WELSCH, Wolfgang. Estetização e Estetização Profunda ou A Respeito da Atualidade da Estética nos Dias de Hoje. Porto Arte. Porto Alegre: Instituto de Artes/ UFRGS, v.6, n.9, p.7-22, maio, 1995.

Downloads

Como Citar

Colla, R. A. (2014). PENSAR A ESTÉTICA DO ENCONTRO INTERSUBJETIVO COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (21), 89–103. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4630

Edição

Seção

Artigos