ELEMENTOS PARA UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO HEIDEGGERIANA HOMEM E MUNDO NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4614Palavras-chave:
Filosofia, Fenomenologia, Educação, FormaçãoResumo
O trabalho toma como referências básicas os novos significados das noções de homem, mundo e cuidado na obra Ser e Tempo (1927) do filósofo alemão Martin Heidegger. Procura-se apontar as possíveis repercussões de tais noções no âmbito da educação e em que medida Ser e Tempo poderia oferecer elementos e subsídios teóricos para o estabelecimento de uma filosofia da educação na perspectiva fenomenológico-existencial. Ao mesmo tempo procura-se determinar seus limites e possibilidades na construção de uma nova percepção do fenômeno da educação e de um novo significado para o ato de educar.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain. A situação da Filosofia no mundo contemporâneo. In.Para uma nova teoria do sujeito: conferências brasileiras. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
FERNANDES, Marcos Aurélio. Educação como auto-constituição do ser humano: uma abordagem fenomenológico-existencial. Revista Inter-ação(UFG), v. 32,2007, p. 69-89.
FERREIRA JR, Wanderley J., Universidade na era da técnica ”“tarefas e desafios. Rev. Aprender, Vitório da conquista ”“BA, UFSB, Ano ”“VI, n. 10, 2008, p.223-254.
HEIDEGGER, Martin. L’etre et le Temps. Trad. R. Boehm et A . de Waelhens. Paris: Gallimard, 1964.
______. Essais et Conférences. Paris: Gallimard, 1958b.. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.
______. O fim da Filosofia e a tarefa do pensamento. São Paulo: Abril Cultural, 1987.
______. Sobre o humanismo. In: ______. Conferências e escritos filosóficos. Tradução de E. Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
KAHLMEYER-MERTENS, Roberto Saraiva. Heidegger educador: Acerca do aprender e do ensinar.In Aprender ”“Cadernos de filosofia e psicologia da educação. Vitória da conquista: UESB. v. 3, n.º 4. 2005. p.161-171.
SAFRANKI, Rüdiger. Heidegger: Um mestre na Alemanha entre o bem e o mal.Trad. Lya Luft.São Paulo: Geração, 2000.