A FORMAÇÃO ESCOLAR EM DEBATE:

RACIONALIDADE, BUROCRACIA E DESENCANTAMENTO

Autores

  • Rafael Bianchi Silva
  • Alonso Bezerra de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4613

Palavras-chave:

Racionalidade, Burocracia, Desencantamento do Mundo, Educação Escolar

Resumo

Este artigo propõe a discussão da educação escolar tomando como ponto de partida a burocracia, a racionalidade e o conceito de desencantamento do mundo proposto por Max Weber. Por fim, discutimos os impactos para a subjetividade dos principais envolvidos no processo educacional ”“ professor e aluno ”“ para sinalizar possíveis movimentos que tornem mais dinâmica as relações humanas na educação institucionalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS NETA, M.A.P. Desencantamento do Mundo, Burocracia e Educação.Tese (doutorado) ”“Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas/SP: 2006.

BAREMBLITT, G. Compêndio de Análise Institucional e outras Correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

_______. Tempos Liquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

_______. Modernidad Líquida. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica: 2009.

_______. Legisladores e intérpretes: sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.

CALDAS, R.F.L.; HUBNER, M.M.C. O desencantamento com o aprender na escola: o que dizem professores e alunos. Psicologia: Teoria e Prática”“2001, 3 (2):71-82.

CARLOTTO, M.S. A síndrome de Bournout e o Trabalho Docente. Psicologia em Estudo. v. 7 no. 1 Maringá Jan./June 2002.

CARVALHO, A.B. Burocracia e a educação moderna: anotações a partir de Max Weber. In: VII Simpósio Internacional Processo Civilizador: História, Civilização e Educação(2003). Disponível em http://www.fef.unicamp.br/sipc/anais7/Trabalhos%5CxBurocracia%20e%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Moderna.pdf.Acessado em 08/07/2010.

_______. Max Weber: modernidade, ciência e educação. Petrópolis: Vozes, 2005.

DEJOURS, Christophe. A Loucura do Trabalho. São Paulo: Cortez-Oboré: 1992.

FREUND, J. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Reorganização Gerencialista da Escola e Trabalho Docente. Educação(Rio Claro. Online), v. 21, p. 1-18, 2011.

LEAL, E.M..C. Foucault, Weber e a Liberdade. Anais do XV Encontro Nacional da Abrapso(2009). Disponível em http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/111.%20foucault,%20weber%20e%20a%20liberdade.pdf. Acessado em 09/07/2010.

________. Racionalização e Liberdade na Perspectiva de Max Weber. Enfoques (Rio de Janeiro), v. 6, p.1-20, 2007.

MANCEBO, Deise . Trabalho Docente: subjetividade, sobreimplicação e prazer. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n.1, p. 74-80, 2007.

MANSANO, S.R.V.Sorria, Você Está Sendo Controlado: Resistência e Poder na Sociedade de Controle. São Paulo: Summus Editorial, 2009.

LOPES, M. C. R. Universidade Produtiva e Trabalho Docente Flexibilizado. Estudos e Pesquisas em Psicologia(UERJ), Rio de Janeiro, 2006.

REALE, G; ANTISERI, D. História da Filosofia ”“V.6: De Nietzche a Escola de Frankfurt.SãoPaulo: Loyola, 2005.

RODRIGUES, José. Educação superior e conhecimento para a competitividade: convergências entre as propostas da CNI e do governo Lula para a reforma universitária. In: 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2005, Caxambu. 40 anos de pós-graduação em educação no Brasil. p. 1-16. Rio de Janeiro: ANPEd, 2005.

SHINN, T. Desencantamento da Modernidade e da Pós-Modernidade: diferenciação, fragmentação e a matriz de entrelaçamento. Scientle Studia. v.6. n.1. p.43-81. São Paulo, 2008.

TAVARES, M.A. Trabalho Docente na Universidade Pública: uma reflexão sobre o produtivismo acadêmico na contemporaneidade. Argumentum. Vitória (ES), ano 3, n.3, v. 1, p.238-250, jan./jun.2011.

WEBER, M. Ensaios de sociologia. (orgs.). H. H. Gerth e Ch. W. Mills. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

________. A “objetividade” nas ciências sociais. In COHN, Gabriel. Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 2001.

Downloads

Como Citar

Silva, R. B., & Carvalho, A. B. de. (2013). A FORMAÇÃO ESCOLAR EM DEBATE:: RACIONALIDADE, BUROCRACIA E DESENCANTAMENTO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (20), 221–240. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4613

Edição

Seção

Artigos