Projeto filosofia na Escola:

A posição do professor, um começo de conversa

Autores

  • Gabriela Freitas de Almeida Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4072

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação, Papel do Professor, Projeto Filosofia na Escola

Resumo

A relação entre filosofia e educação torna-se confusa se nos apoiarmos na idéia de que são opostas e, muitas vezes, incompatíveis, já que a educação pode ser vista, entre outros, como transmissão, e a filosofia nos força ao questionamento. O professor, não unicamente o de filosofia, se encontra nesse fogo cruzado, carregando consigo necessidades, dúvidas e medos, que são esboçados aqui, como um começo de conversa.

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Referências

GALLO, Sílvio. O macaco de Kafka e os sentidos de uma educação filosófica. In. KOHAN, Walter O (org). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

PINTO, Álvaro Vieira. Conceito de educação. In. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1994.

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Como Citar

Almeida, G. F. de. (2011). Projeto filosofia na Escola:: A posição do professor, um começo de conversa. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (4). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4072

Edição

Seção

Dossier "Projeto Filosofia na Escola"