DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA À INFÂNCIA DAS POSSIBILIDADES:
REFLEXÕES SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4892Mots-clés :
Infância, Educação, Pensamento filosóficoRésumé
O presente artigo tem como objetivo abordar a temática da infância tecendo relações com o campo da educação. Para tal, a discussão será iniciada em uma perspectiva histórica, demonstrando como através dos séculos, foi sendo constituída a ideia de uma infância que precisava ser educada. Em seguida, a partir de uma reflexão filosófica contemporânea, o conceito de infância será considerado em uma concepção de intensidade, presença, experiência, algo que educa.
Téléchargements
Références
ARIÉS, Philipe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
BARROS, Manoel. Memórias inventadas: infância. São Paulo: Planeta, 2003.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Infância e pensamento. In: GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
KOHAN, Walter O. (org.). Lugares da Infância. Filosofia. RJ: DP&A, 2004.
KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: Algumas questões éticas relativas à prática de pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, n. 116. p. 44-59. julho, 2002.
LARROSA, Jorge e LARA, Nuria Peres de (orgs.). Imagens do Outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
LOPES, Jader Janer Moreira & VASCONCELLOS, Tânia. Geografia da Infância: reflexões sobre uma área de pesquisa. Juiz de Fora: FEME, 2005.
NUNES, Clarice. Walter Benjamin e os limites da razão. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Pensadores Sociais e História da Educação. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p. 89-101.