EXPERIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO:
A FORMAÇÃO HUMANA NA MODERNIDADE E UMA ALTERNATIVA DE ESTUDOS PARA O CAMPO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4879Résumé
Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a noção da experiência no âmbito da filosofia da educação. Na transposição dos ideais formativos iluminista e romântico para os sistemas escolares ocorre a marginalização da experiência, a centralidade das noções modelares hegemônicas (a cientifica-especializada e a crítica-reflexiva) e o problema da redução da experiência ao empírico. Na contemporaneidade, indicamos caminhos alternativos para a retomada da experiência no campo de estudos da filosofia da educação.
Téléchargements
Références
BALBINOT, Rodinei. Educação e medievalidade: sobre se o ser humano pode conhecer e ensinar. In: DALBOSCO, Cláudio A.; Casagranda, Edison A.; Mühl, Eldon H. (Orgs.). Filoso-fia e Pedagogia: aspectos históricos e temáticos. São Paulo: Autores Associados, 2008. p.51-78.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2010.
______. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Trad. Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. Ética, sexualidade e política. Trad. Elisa Monteiro e Inês Altran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FREITAS, Alexandre Simão de. Foucault e a educação: um caso de amor (não) correspondi-do? In: PAGNI, Pedro Ângelo; BUENO, Sinésio Ferraz; GELAMO, Rodrigo Peloso (Orgs.). Biopolítica, arte de viver e educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 51-73.
JAY, Martin. Cantos de experiencia: variaciones modernas sobre um tema universal. Buenos Aires: Paidos, 2009.
KANT, I. Sobre a Pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimep, 1996.
KOHAN, Walter. Subjetivação, Educação e Filosofia.Perspectiva, Florianópolis, v.18, n.34, 143-158, jul-dez. 2000.
______. Foucault e o cuidado de Sócrates. In: KUIAVA, Evaldo; SANGALLI, Idalgo; CARBO-NARA, Vanderlei. Filosofia, formação docente e cidadania. Ijuí: Editora Unijuí: 2008. p. 57-82.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação, n.19, Campinas, 2002, p. 20-28.
______. Experiência e paixão. In: Linguagem e Educação depois de Babel. Trad. Cynthia Fa-rina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.151-165.
______. Nietzsche e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MANACORDA, Mario Alighiero. Trad. Gaetano Lo Monaco. História da educação: da anti-guidade aos nossos dias. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à Filosofia: dospré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
MOTA, Fernanda Antônia Barbosa da. Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos e filosóficos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação. Re-vista da FAEEBA ”“Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.22, n.39, p.19-30, jan./jun.2013.
MUCHAIL, Salma Tannus.Foucault, simplesmente. São Paulo: Loyola, 2004.
______. Foucault, mestre do cuidado. São Paulo: Loyola, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. In: Textos Escolhidos. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1988. p. 197-231.
______. Crepúsculo dos Ãdolos, ou, como se filosofa com o martelo. Trad. Renato Zwick. Porto Alegre: LP&M, 2012.
PAGNI, Pedro Ângelo. Um lugar para a experiência e suas linguagens entre os saberes e as práticas escolares: pensar a infância e o acontecimento na práxis educativa. In: PAGNI, Pedro Ângelo; GELAMO, Rodrigo Peloso (Orgs.). Experiência, Educação e Contemporaneidade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 15-34.
______. Matizes filosófico-educacionais da formação humana e os desafios da arte de viver. In: PAGNI, Pedro Ângelo; BUENO, Sinésio Ferraz; GELAMO, Rodrigo Peloso (Orgs.). Biopolíti-ca, arte de viver e educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 35-50.
______. Experiência estética, formação humana e arte de viver: desafios filosóficos à educação escolar. São Paulo: Loyola, 2014.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. In: Educação, Porto Alegre, vol. 34, n. 2, p. 147-156, Maio/Ago. 2011.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. 3ª ed. Trad. Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1995.
TORRES FILHO, Rubens Rodrigues. Ensaios de filosofia ilustrada. Brasiliense: São Paulo, 1987.