ÉTICA, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO:

REDISCUTINDO ALGUNS DOS FUNDAMENTOS DE UM PROJETO EDUCATIVO

Auteurs-es

  • Cledes Antonio Casagrande Universidade de Brasília
  • César Fernando Meurer
  • Eucledes Fábio Casagrande

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i23.4662

Résumé

.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cledes Antonio Casagrande, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Références

ADORNO, Theodor W.Educação e emancipação. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco.2.ed. Bauru, SP: EDIPRO, 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 02 jun. 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2014.

BRYDON-MILLER, M.; MAGUIRE, P. Participatory action research: contributions to the development of practitioner inquiry in education. Educational Action Research, v. 17, n. 1, p. 79-93, 2009.

BUSSMANN, Antonia Carvalho. Projeto político-pedagógico de escola e o planejamento.Ijuí: Ed. Unijuí, 2001. (mimeografado).

CARR, W. Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica. Morata: Madrid, 1996.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica, vol. 1. 7. ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.

______. Hermenêutica em retrospectiva: a virada hermenêutica, vol. 2. Petrópolis: Vozes, 2007.

HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo:Brasiliense,1983.

______. Obras escolhidas: fundamentação linguística da sociologia, vol. 1. Lisboa: Edições 70, 2010.

HERMANN, Nadja. Pluralidade e ética em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

______. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

______. Ética: a aprendizagem da arte de viver. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 102, p. 15-32, jan./abr. 2008.

MARQUES, Mario Osorio. Projeto pedagógico: a marca da escola. Contexto &Educação, Ijuí, v. 5, n. 18, p. 16-28, abr./jun., 1990.

_______. Pedagogia: a ciência do educador. 2.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 1996.

______. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. 2.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.

MEAD, George Herbert. Mind, self, and society: from the standpoint of a social behaviorist. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

______. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SCHILLER, Friedrich. Cartas sobre a educação estética da humanidade.2.ed. São Paulo: EPU, 1992.

SUBIRATS, Marina. A educação do século XXI: urgência de uma educação moral. In: IMBERNÓN, Francisco. A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 195-204.

VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia II:ética e cultura. 4.ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2004.

WELSCH, Wolfgang. Estetização e estetização profunda ou:a respeito da atualidade do estético nos dias de hoje. Porto Arte, Porto Alegre, v. 6, n. 9, p. 07-27, maio 1995.

Téléchargements

Comment citer

Casagrande, C. A., Meurer, C. F., & Casagrande, E. F. (2015). ÉTICA, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO:: REDISCUTINDO ALGUNS DOS FUNDAMENTOS DE UM PROJETO EDUCATIVO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (23), 32–54. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i23.4662

Numéro

Rubrique

Artigos