AVALIAÇÃO DOS PRINCIPAIS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO EXISTENTES NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4609Mots-clés :
Filosofia, Ensino de Filosofia, Educação, Livro didático, Ensino médio, Avaliação, BrasilRésumé
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo a avaliação de oito livros didáticos de filosofia para o ensino médio, selecionados como os principais livros disponíveis no mercado editorial brasileiro. Apresenta o referencial teórico sobre conteúdos e metodologias mais adequadas para o ensino de filosofia no nível médio, expõe a metodologia empregada para a análise dos livros e discute os resultados obtidos.
Téléchargements
Références
ARANHA, Maria Lúcia de A.; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando: Introdução à filosofia. 3ª Edição. São Paulo: Moderna, 2003. ISBN 85-1603-746-0
BRASIL. Parâmetros Curriculares nacionais: ensino médio. V. IV, Ciências Humanase suas Tecnologias, Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticosPNLD 2008: História / Ministério da Educação. ””Brasília: MEC, 2007.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Conhecimentos de filosofia. In. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMT, Cento Gráfico, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Organização Curricular Nacional. Brasília: MEC/SEMT, Cento Gráfico, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais +. Brasília: MEC/SEMT, Cento Gráfico, 2006.
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. 3ª Ed. São Paulo: Ática, 2009. ISBN: 978-850810566-3.
CHAUI, Marilena. Filosofia: ensino médio, volume único. São Paulo: Ática, 2005. Série Brasil. ISBN 85-08-09827-8.
CORDI, C. et al. Para filosofar. 5 ed. São Paulo: Scipione, 2007. ISBN 978-852626704-6.
CORNELLI, Gabriele. A lição dos clássicos: algumas anotações sobre a história da filosofia na sala de aula. In. GALLO, Silvio; DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele. (organizador). Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. UNIJUÃ, 2004.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: História e grandes temas. 16ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2006. ISBN. 978-85-02-05787-6
GALLO, Silvio; KOHAN, Walter (orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.
GALLO, Silvio; KOHAN, Walter O. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio. In. GALLO, Silvio; KOHAN, Walter O. (organizadores). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.
GALLO, Silvio. O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino da filosofia. In. BORBA, Siomara.; KOHAN, Walter O. Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
KOHAN, Walter O. (org.). Filosofia: caminhos para o seu sentido.Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
MARCONDES, Danilo.É possível ensinar a filosofia. E, se possível, como?In. SÁTIRO, Angélica; WUENSCH, Ana Miriam. Pensando Melhor: iniciação ao filosofar. 4ª edição reformulada. São Paulo: Saraiva, 2003. ISBN 85-0204-458-3,
SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007. ISBN: 978-85-249-0410-3
SOUZA, Sonia Maria R. de. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995. ISBN 85-322-2439-3.
SOUZA, Sonia Maria R. A filosofia no ensino médio: uma (re) leitura a partir dos PCNs. In. GALLO, Silvio; DANELON, Marcio; CORNELLI, Gabriele. (organizadores). Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. UNIJUÃ, 2004.
SPOSITO, M. E. B.; LUCA, T. R. Avaliação de livros didáticos de geografia e história: relato de experiências. In. BARBOSA, R. L. L. (org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004.