JOHN DEWEY E GEORGE ORWELL:

SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO, A COMUNICAÇÃO E O PODER

Auteurs-es

  • José Claudio Morelli Matos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thais Ferreira Ali Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4530

Mots-clés :

Filosofia, Educação, Literatura, Filosofia da Educação, Dewey, Orwell, Pensamento reflexivo, Linguagem, Comunicação

Résumé

Este trabalho estabelece um diálogo entre o discurso filosófico e literário. Os autores que fundamentam esta tentativa são John Dewey e George Orwell. Pensamento Reflexivo e Comunicação são os conceitos aqui empregados.  A assim chamada novilíngua tem, na obra de Orwell, a pretensão de restringir o próprio pensamento individual manipulando o processo social da comunicação. Discutir sobre a possibilidade de uma manipulação em massa da mentalidade conduz a um exame crítico das noções presentes no pensamento deweyano sobre educação. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BIESTA, Gert. The Communicative turn in Dewey’s Democracy and Education. In: HANSEN, David (ed.) John Dewey and Our Educational Prospect. Albany: State University of New York Press. 2006.

CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey”“A Utopia Democrática. Rio de Janeiro: DP&A. 2001.

DEWEY, John. (1924). Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1959.

_____. Textos Selecionados. São Paulo: Nova Cultural, 1974, Col. Os Pensadores.

_____. (1933). Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1979.

ORWELL, George. (1948). 1984. 29ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 2005.

Téléchargements

Comment citer

Matos, J. C. M., & Ali, T. F. (2012). JOHN DEWEY E GEORGE ORWELL:: SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO, A COMUNICAÇÃO E O PODER. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (18), 142–161. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4530

Numéro

Rubrique

Artigos