A Crítica como Ferramenta de Liberdade

Auteurs-es

  • Arlindo Rodrigues Picoli Faculdade Salesiana de Vitória

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4377

Mots-clés :

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Crítica foucaultiana, Liberdade foucaultiana, Ensino crítico, Ensino, Ensino da filosofia

Résumé

Este ensaio problematiza as relações entre a crítica e a liberdade conforme Michel Foucault. Apresenta o resultado de uma investigação especulativa baseada no estudo e em experiências interpretativas dos textos. A necessidade de desenvolver nos estudantes a capacidade crítica, é uma constante em muitos discursos pedagógicos da atualidade. A utilização da crítica como ferramenta de liberdade nos incentiva a criar novas práticas na escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Arlindo Rodrigues Picoli, Faculdade Salesiana de Vitória

Mestre em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professor da Faculdade Salesiana de Vitória.

Références

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: M. Fontes, 2003.

CASTELLO, L. A., MÁRSICO, C.T. Oculto nas palavras. Dicionário Etimológico de termos usuais na práxis docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

________. Dits et écrits.T. IV. Paris: Gallimard, 1994.

________. Crítica y Aufklãrung [“Qu’est-ce que la Critique?”]. In: Revista de Filosofía -Universidad de Los Andes. Mérida, n. 8, p. 5-30, 1995.

________. Ditos & Escritos IV (Estratégia poder-saber). Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2003.

________. Ditos & Escritos V ( Ética, sexualidade, política). Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2004.

________. Ditos & Escritos II (Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento).Rio de Janeiro : Forense Universitária. 2005a.

________. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal. 2005b.

________. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola. 2006a.

________. Ditos & Escritos III (Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema).Rio de Janeiro : Forense Universitária. 2006b.

________. Historia de la locura em la época clasica. Vol. I. E-book disponível em: <http://www.uruguaypiensa.org.uy/noticia_160_1.html>. Acesso em: 31/01/2008a.

________. Historia de la locura em la época clasica. VoI. II. E-book disponível em m: <http://www.uruguaypiensa.org.uy/noticia_160_1.html>. Acesso em: 31/01/2008b.

PORTOCARRERO, Vera. Reabilitação da concepção de Filosofia como ascese no pensamento tardio de Foucault. In: KOHAN, Walter Omar e GONDRA, José (Orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

REVEL, Judit. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.

SARDINHA, Diogo. Reinventando o sujeito e a crítica. Os Antigos, Kant e Boudelaire. In: KOHAN, Walter Omar e GONDRA, José (Orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Téléchargements

Comment citer

Picoli, A. R. (2011). A Crítica como Ferramenta de Liberdade. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (13), 31–40. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4377

Numéro

Rubrique

Artigos