O MANIFESTO DOS PIONEIROS E A CRISE DE IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM DIÁLOGO ATEMPORAL
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41434Mots-clés :
Educação, Identidade, Crise, HistóriaRésumé
O presente artigo intenciona abordar alguns elementos oriundos do texto produzido pelos signatários do chamado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e, a partir dessa ação, promover uma análise estritamente filosófica acerca do caráter visionário e inovador das ideias apresentadas nesse documento. Para tanto, o texto está explicitamente dividido em três momentos. Num primeiro momento, é apresentada a constatação da crise que permeia a Educação no Brasil e a sugestão de enfrentamento da mesma, através da orientação para uma nova forma de compreender sua essência, sentido e missão. Em seguida, são explicitados alguns princípios filosóficos da Educação, os quais, no entendimento dos Pioneiros, deveriam ser levados em conta na criação de quaisquer políticas educacionais e curriculares. E, por fim, é lançada uma breve discussão sobre três instituições responsáveis pela produção de conhecimentos e valores: i) o ensino superior, ii) o ambiente familiar e iii) a educação básica.
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